Daily News – China: Atenção aos Detalhes!

Os ativos de risco estão apresentando recuperação após a mídia reportar que a principal subsidiaria da Evergrande irá efetuar o pagamento do coupon de uma de suas dívidas locais programado para essa quinta-feira. O dia foi de forte alta para as commodities metálicas na China.

 

Não acredito que esse seja o final da história e que o problema tenha sido estruturalmente endereçado.

 

Parece que a negociação para este pagamento foi feita “over-the-counter” e não há muitas informações adicionais sobre o tema. A Evergrande está negociando com fornecedores e prestadores de serviço o pagamento através de imóveis inacabados, em muitos casos.

 

The filing said that the interest payment of 20 恒大 04 “has been resolved via negotiations off the clearing house", which has triggered speculation that #Evergrande struck a deal with noteholders to postpone interest payments without having to label the move a default.

 

A despeito da alta dos futuros de índice nos EUA e das bolsas na Europa, a reação dos mercados na Ásia foi muito mais modesta.

 

Estou caminhando para a conclusão de que o governo buscará o cenário (3) que descrevi no domingo, aqui: https://mercadosglobais.blogspot.com/2021/09/china-tudo-que-voce-precisa-saber.html.

 

O “police makers” deve deixar o “bond holder” e “equity holders” perderem tudo, mas distribuir os projetos inacabados para outros agentes finalizarem. Acho que este é o cenário ideal, mas o governo pode perder as rédeas da situação. Isso evitaria convulsão social e uma desaceleração mais acentuada da economia, mas não impede efeitos relevantes sobre o crescimento de curto-prazo.

 

Este cenário não descarta quedas de 10% a 20% adicionais dos mercados, pois afeta o crescimento da China (e do mundo) via o canal de expectativas, demanda e mercado imobiliário. Contudo, este cenário evitaria uma crise ao estilo “Lehman” dado o baixo potencial de contágio financeiro do problema para o resto do mundo.

 

No Brasil, parece que há um caminho “satisfatório” para a solução dos Precatórios. Agora, resta que martelo seja batido e a execução seja feita. De qualquer modo, retira um risco e um ruído de curto-prazo.

 

Nos EUA, teremos a decisão de política monetária do Fed, onde não é esperado nenhuma mudança nem sinalização. O mercado espera que algo seja feito (ou dito) na reunião de novembro. Acho que será importante observar se o Fed irá fazer menção aos recentes eventos na China.

 

Não acho que deveriam entrar no mérito deste tema, no curto-prazo. Caso isso seja feito, pode causar uma impressão mais negativo no mercado de que o problema é, de fato, maior do que o imaginado.

 

*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?