Daily News – Risk-Off & Posição Técnica.

Os ativos de risco estão operando sob pressão essa manhã. Nos últimos dias, já vinham alertado para um ambiente um pouco mais negativo no cenário. Por ora, os movimentos são tímidos e pressupõem apenas uma acomodação, diante de uma alta rápida e acentuada verificada desde o auge da pandemia há mais de 1 ano atrás.

 

Na China, a pressão em seus ativos continua mais intensa e as commodities metálicas seguem sofrendo e liderando este movimento de queda dos ativos de risco. Até mesmo o Dólar de Hong Kong está em uma trajetória mais clara de depreciação:




Neste caso, os sinais são um pouco mais claros e merecem atenção especial (vide aqui: https://mercadosglobais.blogspot.com/2021/08/daily-news-brasil-china.html).

 

No Brasil, a segunda-feira foi de pressão mais intensa nos ativos locais. Comentei mais a fundo sobre isso na tarde de ontem. Mantenho minha visão: https://twitter.com/DanKawa2/status/1427368424167116802?s=20).

 

Um ambiente externo mais desafiador, especialmente quando o “desafio” vem do Oriente, mais precisamente da China, diante de uma fragilidade local, deve continuar colocando pressão e um viés negativo aos ativos no Brasil, no curto-prazo.

 

Na Área do Euro, o PIB do segundo trimestre do ano ficou dentro das expectativas do mercado, com alta de 2% na comparação trimestral:



 

O quadro técnico mostra algumas tendências interessantes, como queda nas perspectivas de crescimento, mas a manutenção das alocações em ações nos picos históricos:



 

A alocação a emergentes deixou de ser consensual e está virando um “patinho feio”:



 

O maior risco ainda é a inflação, mas vejo a China emergindo como um eventual “Black Swan”:



 

Após a descoberta de 1 novo caso de Covid, a Nova Zelândia entrará em “lockdown”. A política de “casos zero” incorre em um grande custo a economia. Apenas 18% da população do país está vacinada por completo. A moeda local cai quase 1% após a medida.

 

*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional. 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?