Daily News – Brasil: Ruídos prejudicam o clima.

Os ativos de risco (ex-Brasil) seguem em uma dinâmica positiva, em um pano de fundo de crescimento ainda saudável, expectativas de um processo de normalização monetária gradual no mundo e sem nenhum choque relevante adicional no cenário.

 

No Brasil, a semana está sendo marcada por forte pressão nos ativos locais, com queda da bolsa, alta do dólar e pressão altista nas taxas de juros. Vejo este ambiente mais desafiador sendo puxado pelas fragilidades políticas e fiscais do país.

 

No cenário macro, o crescimento segue mostrando sinais positivos. A inflação é um problema de curto-prazo, mas que vem sendo combatida pelo Banco Central no processo de alta de juros. Não há problemas mais relevantes em nosso balanço de pagamentos.

 

No campo micro, a temporada de resultados corporativos, até o momento, tem se mostrado, na média, positiva para as empresas do Ibovespa. Assim, a queda de preço do índice, com o setor corporativo mostrando crescimento de lucros, leva à um grande “de-rating” do Ibovespa. Isso é, a bolsa local fica ainda mais barata em termos de valuations.

 

Eu vinha afirmando que esperava um segundo semestre mais desafiador, no Brasil e no mundo. Não esperava um descolamento tão relevante e tão cedo do Brasil do resto do mundo. Ainda não vejo esse cenário como estrutural, mas como cíclico, ou seja, há espaço para alguma recuperação caso haja uma melhor visibilidade política a fiscal no país, com a redução dos ruídos recentes.

 

Em especial, debates envolvendo o Teto de Gastos, novos gastos fiscais, declarações pouco democráticas ou republicanas de agentes políticos, além do embate entre os 3 poderes, não são vetores que ajudam no humor local e precisam cessar para que tenhamos um clima menos hostil internamente.

 

Na China, os sinais de desaceleração corrente continuam. Isso tem afetado o preço de algumas commodities metálicas e pode ser um vento contrário a essa classe de ativos no curto-prazo. Ainda precisamos dar atenção especial aos desenvolvimentos no país:





Nesta linha, já vemos uma desaceleração razoável do fluxo para fundos dedicados a renda fixa emergente nas últimas semanas:



As Cryptos estão seguindo sua tendência mais positiva de curto-prazo. Segue gráfico do Ethereum:



*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional. 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?