Daily News – Emprego Americano, Ruídos no Brasil e Desaceleração Chinesa.

O dia será marcado pela divulgação dos dados de emprego nos EUA. Neste momento, os ativos de risco operam próximos a estabilidade. Os dados de hoje são importantes pois podem determinar a direção e a velocidade do processo de ajuste monetário nos EUA.

 

Não apenas a criação de vagas de trabalho em julho será importante, mas a Taxa de Desemprego, os Ganhos Reais, e a Força de Trabalho serão vetores que, combinados, podem dar confiança (ou não) para que o Fed inicie um processo de ajuste em sua política monetária.

 

Vale lembrar que processo de aperto monetário costumam gerar volatilidade de curto-prazo, mas nem sempre mudam a tendência do mercado (vide aqui: https://twitter.com/DanKawa2/status/1423219758187663361?s=20).

 

De qualquer forma, um aperto monetário pode levar a mudanças relevantes de desempenho entre setores da economia, da bolsa e entre classes de ativos.

 

No Brasil, os últimos dias foram marcados por um aumento grande e perigoso da temperatura política entre o Poder Executivo e o Poder Judiciário. Não podemos minimizar estes riscos, mas, por ora, ainda vejo estes eventos como ruídos.

 

Conforme conversei ontem com Murilo Aragão, da Arko Advice, em nosso TAG Summit, o Brasil tem instituições fortes e não parece haver disposição de nenhum dos três poderes para embarcar em aventuras antidemocráticas.

 

Entretanto, este tipo de situação deteriora o ambiente para negócios, afugenta o investir estrangeiro e dificulta o avanço dos investimentos. Não é um cenário que deveríamos buscar para avançarmos como país.

 

Não é a primeira e nem a última vez que veremos um embate entre poderemos no Brasil, que causam espasmos de volatilidade no mercado. Devemos conviver com volatilidade no curto-prazo, mas ainda estou tratando estes eventos recentes como ruídos.

 

Na China, há sinais inequívocos de uma nova onda da pandemia. Os dados de alta frequência mostram uma desaceleração inegável do crescimento de curto-prazo, fruto de medidas mais restritivas impostas pelo governo nas últimas semanas:










A China continua convivendo com um desafio de (1) menor crescimento, (2) problemas no mercado de crédito e (3) mais regulamentação no setor de tecnologia e educação. Não vejo essas nuvens se dissipando no curto-prazo, mas os preços de alguns ativos, em grande medida, já embutem esses riscos.

 

*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional. 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?