Daily News – China: Um risco crescente!

A despeito de um fraco PMI na China divulgado durante a noite, a madrugada foi de bom desempenho das bolsas chinesas, o que está dando sustentação aos ativos de risco essa manhã.

 

Na China, o PMI de agosto ficou abaixo das expectativas do mercado, com destaque para a acentuada queda do PMI Services, com um arrefecimento mais modesto, porém maior do que o esperado, do PMI Manufacturing:






A política de “Casos Zero” de Covid, que levaram a “lockdowns” pontuais e localizados, explica parte relevante desta surpresa negativa. Contudo, não podemos ignorar os sinais de fraqueza da economia da China, que continua tendo que lidar com alguns desafios nada triviais. São eles:

 

·         Desaceleração do crescimento;

·         Problemas no mercado de crédito (Evergrande Real Estate, Huarong Asset Management, PingAg Insurance);

·         Um aperto regulatório.

 

Um eventual contágio desses problemas, na minha visão, é hoje um dos grandes riscos ao cenário. Alguns players acreditam que está de desenhando um ambiente bastante inóspito e perigoso para o país, com problemas em setores fundamentais para a economia, como o Imobiliário e Financeiro.

 

Alguns já traçam paralelos com os eventos que precederam a quebra da Lehman Brothers nos EUA. Ainda não estou neste campo. Observo o risco com atenção, e sem minimizá-lo. Contágios podem ocorrer e devem ser olhados na lupa nos próximos meses.

 

Podemos esperar medidas de alívio fiscal, monetário e creditício afim de combater uma desaceleração adicional da economia. Ainda é cedo para saber se essas medidas terão o efeito desejado. Os riscos crescem ao longo do tempo.

 

Na Área do Euro, o CPI (inflação) apresentou alta de 3%, contra expectativas de 2,7% na comparação anual, maior patamar dede 2011.




 

No Brasil, seguimos em um ambiente um pouco mais desafiador, sem que haja uma clareza dos próximos passos das reformas e da agenda econômica. A conta de luz deve subir ainda mais devido a crise hídrica, há rumores em torno do Auxílio Emergencial. No geral, poucas novidades e um ambiente mais negativo prevalece.


*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional.

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?