Daily News – Consolidação

Os ativos de risco estão dando sequência ao movimento negativo verificado ontem, a despeito do desempenho mais positivo da bolsa da China durante a noite.

 

Nos últimos dias, já vinham alertado para um ambiente um pouco mais negativo no cenário. Por ora, os movimentos são tímidos e pressupõem apenas uma acomodação, diante de uma alta rápida e acentuada verificada desde o auge da pandemia há mais de 1 ano atrás.

 

Nos EUA, o novo surto de Covid está claramente afetando o nível de atividade econômica. Isso foi mostrado por indicadores de confiança recentes e pelas vendas no varejo divulgadas ontem. Os indicadores de alta frequência reforçam este cenário:





 

Por ora, a expectativa é que está desaceleração seja pontual, mas o mercado ficará com uma lupa para eventuais efeitos mais duradouros dessa mudança no cenário de crescimento.

 

Por outro lado, na China, o país parece ter conseguido controlar o novo surto pandêmico. Contudo, o país lida com uma desaceleração do crescimento que vinha se desenhando mesmo antes da nova onda da pandemia:





A situação na China é fluida, mas merece atenção e não deve ter uma solução ou melhor visibilidade no curto-prazo.

 

Este pano de fundo já vem afetando o preço das commodities nos últimos dias e pode ser um “vento contrário” no curto-prazo:



 

O país continua em sua cassada regulatória contra empresas de tecnologia, o que vem mantendo forte pressão sobre as ações do setor: https://www.reuters.com/business/retail-consumer/china-ministry-targets-43-apps-including-tencents-wechat-2021-08-18/.

 

No número final de inflação na Área do Euro ficou dentro das expectativas do mercado:



 

No Brasil, não houve consenso para o avanço da Reforma Tributária e o texto ficou para apreciação na próxima semana. Pelo andar carruagem, me parece que este texto está fadado ao fracasso. As mudanças efetuadas e pleiteadas por vários entes federativos podem transformar a Reforma em um “Frankenstein” e tornar o pano e fundo pior do eu é hoje.

 

Nos últimos dias tenho seguido mais de perto o movimento negativo da bolsa local. Com comentários aqui: https://www.linkedin.com/posts/dan-kawa-78361130_bolsa-ibovespa-brasil-j%C3%A1-estava-ruim-sozinho-activity-6833507975076966400-i9pD.

 

E aqui: https://www.linkedin.com/posts/dan-kawa-78361130_dan-kawa-on-twitter-activity-6833135010036424704-r-8V.

 

Encerro hoje com alguns gráficos referentes a posição técnica do mercado e algumas curiosidades aleatórias:





 

*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Por que o Ibovespa sobe tanto hoje?