Daily News – Pandemia: Aprendendo a conviver com ela.

Os ativos de risco estão abrindo o dia com movimentos mistos, após bom desempenho dos mercados na Ásia/China. O mercado asiático segue bastante sensível às sinalizações do governo chinês em relação a regulamentação de setores específicos da economia.

 

Do ponto de vista macro, o grande destaque fica para o aumento do número de casos de Covid na China, que já levou ao “lockdown” e testagem em massa de milhões de pessoas em regiões específicas do país. Segundo a mídia:

 

#China has 144 medium- or high-risk #COVID19 areas as of 9 am Wed, the highest since epidemic prevention and control normalized earlier this year, said National Health Commission. Seventeen provinces have reported confirmed or asymptomatic case in the latest round of outbreak.

 

Acredito que a pandemia possa afetar o crescimento de curto-prazo, com alguns economistas de “sell-side” estimando impactos entre 1% e 2% anualizados de impacto negativo no PIB. Contudo, a experiência de países como o Reino Unido mostra que atualmente há maneiras de lidar com nova ondas da pandemia sem que afete profundamente o crescimento.

 

Isso passa por vacinação em massa como principal medida, além de distanciamento, medidas de contenção e testagem.

 

De qualquer forma, novas ondas da pandemia na China, nos EUA e até mesmo em Israel (primeiro país a vacinas toda sua população), mostram que deveremos aprender a lidar com o vírus e uma situação de normalidade absoluta não será atingida no curto-prazo.

 

No Brasil, o BCB irá definir a nova taxa Selic e o mercado espera alta de 100bps para 5,25%. Já se espera uma taxa de juros na faixa de 7%-7,5% até o início de 2022, com o mercado futuro precificando juros ainda muito mais altos nos próximos 12 a 18 meses:


Ontem, tivemos uma sinalização do Congresso de que a Reforma Tributária possa ser votada ainda essa semana, após amplo debate entre equipe econômica, congresso e sociedade: https://valor.globo.com/politica/noticia/2021/08/03/relator-da-reforma-do-ir-propoe-fim-do-jcp-e-gatilho-para-corte-de-imposto-de-empresas.ghtml.

 

Ainda preciso de tempo para aprofundar todos os pontos do novo texto.

 

Na Europa, as vendas no varejo de julho mantiveram a tendência positiva, com alta de 1,5% em junho:



O PMI final de julho confirmou o bom momento econômico da região:





*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional.

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?