Daily News – Brasil: Um dia informativo

O dia trouxe algumas informações relevantes para o país. No campo institucional, poucas novidades, mas alguns sinais de moderação no clima. Por outro lado, a crise hídrica parece se agravar e pode ser uma enorme restrição ao crescimento e pressão altistas a inflação. Será “uma espada na cabeça” do mercado no curto-prazo.

 

O IPCA-15 de agosto em nada dirimiu o cenário altista de inflação, com os núcleos elevados e um qualitativo ainda ruim. O BCB deverá manter postura mais dura no horizonte relevantes de tempo:

 



Nas contas externas, o cenário é estável. Houve melhora nos investimentos diretos, mas a tendência recente é ruim. Por outro lado, há boa demanda para conta portfólio, especialmente para ativos de renda fixa, nos últimos meses:





Esta mudança qualitativa pode deixar o financiamento do país um pouco mais volátil e susceptível aos fluxos e ao humor internacional.

 

Por fim, a arrecadação federal superou as expectativas do mercado, com robustez em praticamente todas as rubricas. A despeito dos ruídos de curto-prazo, o cenário atual continua melhor do que há alguns meses atrás:

 



O dia trouxe informações mais positivas do que negativas, mas há riscos que não podem ser ignorados. Isso deve manter os ativos locais ainda bastante voláteis. Minha impressão, contudo, é que já houve uma melhora substancial no quadro técnico ao longo do mês de agosto.

 

*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?