Daily News – Cautela

A noite foi de mais uma rodada de forte queda das bolsas asiáticas, com destaque para os índices da China, que atingiram o menor nível desde o início deste ano:

 



Neste ambiente, vemos um dólar (USD) mais forte no mundo e uma rodada de relevante depreciação da moeda da China, o Yuan (CNY):

 




O quadro técnico mostra uma constante deterioração no humor do mercado em relação ao cenário e os ativos de risco:

 





Continuo vendo um curto-prazo mais tumultuado, liderado por piora da pandemia no mundo; preços e valuations esticados em algumas classes de ativos; inflação alta; possibilidade de normalização monetária nos EUA; e deterioração do cenário da China.

 

Acredito que a maior parte destes vetores sejam ruídos ou “incômodos” de curto-prazo, mas o cenário chinês me preocupa de maneira mais estrutural não apenas pelos desafios regulatórios como pelos sinais econômicos mais negativos.

 

Neste caso, seria mais desafiador estabilizar a economia e uma crise maior no país tem o poder de causar reverberações e contágios maiores ao resto do mundo.

 

Ainda não estou alterando meu cenário, mas certamente há motivos para cautela no curto-prazo.

 

Não há novidades relevantes no Brasil. Os ativos locais parecem baratos, mas o pano de fundo para o país tanto local quanto externo, deve permanecer desafiador no curto-prazo enquanto durarem as incertezas citadas acima e a crise institucional interna.

 

Nos EUA, há focos maiores da pandemia que podem afetar pontualmente o crescimento do país, como é o caso do estado da Flórida:



 

*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?