Daily News – Alívio!

A despeito do Caixin PMI da China confirmar a desaceleração da economia (vide gráfico abaixo), o tom mais ameno do regulador no país e a sinalização de uma postura de suporte ao crescimento estão dando sustentação aos ativos de risco essa manhã:



Após a forte queda recente nas ações chinesas, há sinais de algum alívio nesta frente: https://www.ft.com/content/f23d141e-c4cd-4d80-9ccf-3a51a77ddbd4?segmentId=b0d7e653-3467-12ab-c0f0-77e4424cdb4c.

 

O Morgan Stanley fez um resumo sobre a situação regulatória no país, que ficou bastante visual nas tabelas abaixo:





A situação do conglomerado de Real Estate Evergrande ainda é um risco, com os títulos da dívida da empresa em “queda livre”:



Em termos de preços e valuations, a queda de algumas ações, como Alibaba (BABA) já chama a atenção:




Na Europa, o PMI final de junho confirmou o bom momento da economia, que já havia sido apontando na divulgação preliminar:



Assim como no Reino Unido, os EUA passam por uma nova onda da pandemia, com aumento do número de casos, mas sem aceleração aparente do número de óbitos:




No Brasil, alguns dos ruídos de sexta-feira foram, em parte, dirimidos: Alguns políticos vieram acalmar o mercado em relação ao pagamento de precatórios; a Petrobrás soltou nota de que não pretende usar seu caixa para ajudar na queda no preço do gás; não há sinais concretos de que o Teto de Gastos será rompido.

 

Devermos continuar convivendo com espasmos de volatilidade, diante da fragilidade política do governo e da aproximação das eleições. Contudo, por ora, ainda não há sinais concretos que as ideias que estão sendo ventiladas serão de fato colocadas em prática.

 

Fiquei alguns poucos dias fora, e o mercado apresentou evolução em diversas frentes. No domingo, fiz um apanhado geral dos principais eventos recentes: https://mercadosglobais.blogspot.com/2021/08/e-agora-um-resumo-do-cenario.html.

 

*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional.

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Por que o Ibovespa sobe tanto hoje?