Daily News – Brasil: Juros, Petro e Tributária.

Depois de uma quarta-feira de realização de lucros, os ativos de risco estão abrindo em tom positivo novamente. Destaque de ontem para a alta das cryptos, lideradas pelo nicho dos Tokens.

 

No Brasil, o Copom elevou a Selic em 100bps como era amplamente esperado, levando os juros para 5,25%. O Copom ainda telegrafou mais uma alta de mesma magnitude na próxima reunião e sinalizou para uma Selic acima do neutro.

 

O movimento ficou dentro do esperado, porém a sinalização deve ser percebida como mais dura pelo mercado. Espero um movimento de “steepening” da curva de juros e alguma ancoragem à taxa de câmbio.

 

No mercado de renda variável, destaque para o lucro muito acima do esperado da Petrobras, seguido da divulgação de dividendos extraordinários que deve trazer o yield da ação para perto de 9%. As ações da Petro na bolsa de Nova Iorque operam com alta de 10% no pre-market.

 

A Reforma Tributária passou pela votação do pedido de urgência e pode avançar na Câmara ainda essa semana.

 

Nos EUA, o ADP Employment ficou abaixo das expectativas, mas foi seguido por um forte ISM Non-Manufacturing. Seguimos observando dados mistos de economia americana, mas ainda em um patamar robusto e saudável de crescimento.

 

Clarida, importante membro do Fed, proferiu mensagem mais dura durante o início da tarde de ontem, sinalizando para a possibilidade de redução do QE no final deste ano e começo de 2022.

 

Os lucros do setor corporativo seguem surpreendendo positivamente, o que levou a Goldman Sachs a revisar sua expectativa de earnings para o S&P500 deste ano. Por outro lado, o setor corporativo segue falando sobre aumento no preço de insumos e na possibilidade de repasse para o consumidor final.

 

O número de novos casos de Covid nos EUA segue atingindo novas máximas recentes, o que pode afetar, pontualmente, o crescimento. Contudo, se a experiência do Reino Unido (UK) for válida, devemos ver, em algumas poucas semanas, uma reversão desta trajetória, mantendo o efeito apenas pontual:



A China está aumentando suas medidas de restrição devido a pandemia; Israel estudo um novo “lockdown” dentro de 2 semanas; Melbourne entrou em novo “lockdown”. A pandemia ainda parece longe de equacionada.

 

Após os recentes ataques, Israel declarou que está pronto para atacar o Irã.

 

Na Alemanha, forte alta do Factory Orders de junho confirma o bom momento da economia:



Ontem divulgamos nossa carta mensal, com maiores detalhes sobre nossa visão de alocação: https://www.taginvest.com.br/arquivos/carta-mensal-julho-2021.pdf.

 

*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional. 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?