Daily News – Inflação, Fed e Crypto

Os mercados financeiros globais estão abrindo a quinta-feira sem movimentações relevantes. O destaque de ontem ficou por conta dos dados de inflação (Core CPI) nos EUA.

 

Os números de ontem ficaram dentro das expectativas do mercado, mostrando arrefecimento do núcleo da inflação (Core CPI) nos EUA, mas que o manteve em patamar historicamente elevado:



Por um lado, o número de ontem reforça a visão de que parte das surpresas altistas recentes serão pontuais, cíclicas, e não estruturais. Este é o caso de itens como “Carros Usados” e, em certa medida, “Aluguéis”.

 

Por outro lado, a inflação segue em nível elevado e com algum sinal de espalhamento para itens mais estruturais e arraigados, como “Serviços”.

 

Em suma, o número não é capaz de alterar o cenário para política monetária, “forçando a mão do Fed” em acelerar o seu processo de normalização monetária. Contudo, é um número que deve dar confiança para que alguma medida de normalização monetária seja adotada até o final do ano.

 

Os membros do Fed vêm sinalizando, de forma cada vez mais clara que, mantido o cenário atual, podem anunciar já em setembro o começo deste processo de redução do QE, começando entre outubro e dezembro.

 

Este cenário, em certa medida, já parece embutido nas expectativas do mercado. Sua magnitude e velocidade que serão importantes para a direção dos ativos de risco de agora em diante.

 

No Brasil, interessante observar a escalada das pessoas físicas a bolsa, com quase 4mm e CPFs registrados na B3:




 

Ainda no Brasil, não parece haver consenso para o avanço da Reforma Tributária.

 

Na Europa, a manhã trouxe uma surpresa baixista na produção industrial da área de euro de junho, com queda de 0,3% no mês:



No Reino Unido, o PIB mensal mostrou grande surpresa negativa em julho, com serviços surpreendendo positivamente, mas os demais setores mostrando forte pressão:


 

No mundo de Crypto, Messi, no PSG, terá parte de sua remuneração paga com Fan Tokens, mostrando o avanço das NFTs e o mercado endereçável grande que NFTs e Blockchain ainda pode acessar: https://www.reuters.com/lifestyle/sports/exclusive-messis-paris-st-germain-package-includes-crypto-fan-tokens-2021-08-12/.

 

*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?