Daily News – Fed, Posição Técnica e Riscos

A noite foi de poucas novidades e sem movimentações relevantes dos ativos de risco.

 

Na sexta-feira, Powell, presidente do Fed, deu sinais claros de que pretende iniciar um processo de normalização monetária ainda este ano, com redução do ritmo do QE, nos EUA.

 

Os ativos de risco reagiram com otimismo, com Dólar fraco, commodities, bolsas e crypto para cima e fechamento de taxas de juros.

 

Como explicar estes movimentos? Acredito que o mercado ache que o r*, ou os juros de equilíbrio de longo-prazo, seja baixo. Assim, quanto antes o Fed normalizar a pol. monetária, menos espaço terá para fazê-la. Isso é, os juros não poderão ser elevados a taxas muitos altas à frente.

 

Neste ambiente, com uma comunicação bem-feita e um processo gradual, o mercado se sente confortável em tomar risco mesmo diante de um processo de normalização monetária cada vez mais próximo.

 

Isso seria testado na eventualidade de números muito mais altos de inflação, que levariam a uma mudança radical de postura do Fed. Contudo, por ora, este é um cenário de risco apenas.

 

Interessante observar que o humor do mercado se mostra mais negativo, o que pode sinalizar para um quadro técnico saudável que ajuda a dar sustentação aos movimentos positivos do mercado:




 

Na China, sua caçada regulatória continua, agora, com os jogos online na mira: CHINA SAYS ONLINE GAMING FIRMS CAN ONLY ALLOW MINORS ONE HOUR OF PLAY ON FRIDAYS, WEEKENDS AND HOLIDAYS – XINHUA.

 

Na Espanha, o CPI ficou acima das expectativas, com alta de 3,3% na comparação ao ano passado. O tema “Inflação” está longe de ter sido pacificado e continua a ser um risco aos mercados nos próximos meses:



 

Continuo vendo sinais incipientes de que esta onda da pandemia começa a fazer o seu pico nos EUA:



 

*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional.

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Por que o Ibovespa sobe tanto hoje?