Daily News – Brasil & China

Os ativos de risco estão abrindo a semana em tom negativo. O destaque da noite ficou para a divulgação dos dados econômicos de julho na China, todos abaixo das expectativas do mercado e mostrando forte desaceleração da atividade econômica:







 

Os números divulgados hoje confirmam o que eu vinha mostrando neste fórum nas últimas semanas através de indicadores de alta frequência. O país, nas últimas semanas, foi assolado por novos surtos pandêmicos, uma enchente e um tufão na província de Henan além do efeito defasada das medidas de aperto monetário, fiscal e creditício adotadas na virada do ano.

 

Agora, podemos esperar novas medida de alívio, como queda de compulsório (RRR), queda de juros e liberação de crédito. A desaceleração da China deve manter o cenário para alguns ativos, como as commodities metálicas, um pouco mais nebuloso no curto-prazo.

 

A desaceleração do maior consumidor mundial das commodities produzidas no Brasil, aliado a um ambiente político interno conturbado, pressupõe um ambiente ainda negativo para os ativos locais nos próximos dias.

 

No Brasil, o final de semana não trouxe nenhuma informação que ajude a dirimir os ruídos de curto-prazo envolvendo o Poder Executivo e o Poder Judiciário. Muito pelo contrário, o Presidente declarou que entrará com pedido de Impeachment de dois membros da Alta Corte no Congresso.

 

Como comentei na sexta-feira (https://mercadosglobais.blogspot.com/2021/08/daily-news-brasil-ruidos-prejudicam-o.html), o embate entre os Poderemos; as ameaças e declarações antidemocráticas; e algumas ações unilaterais do Legislativo, devem deixar o clima ainda bastante tenso e incerto no Brasil nos próximos dias. Isso gera desconforto, volatilidade e, eventualmente, novas rodadas de pressões negativas nos ativos locais.

 

Não é meu papel tomar partido de nenhum dos agentes envolvidos, apenas analisar a forma como o mercado está vendo e reagindo a uma clara e evidente piora institucional no país.

 

O embate entre os poderes, as sinalizações em busca de medidas que podem ferir o Teto dos Gastos, entre outros, trazem incerteza econômica, afugenta investimentos privados, locais e estrangeiros, além de reduzir as expectativas do consumidor e dos empresários, gerando um “vento contrário” ao crescimento.

 

Sem uma visibilidade clara em torno de um endereçamento dessas questões, continuaremos a viver em um ambiente mais negativo, que só será equacionado após uma forte reprecificação e/ou uma acomodação da situação.

 

Acredito que a dinâmica de mercado importa. Assim, uma piora adicional, especialmente se for rápida e acentuada, pode trazer os agentes para a “mesa de negociação” e construir algum alento ao cenário. Contudo, olhando de hoje, esse cenário ainda parece distante.

 

Não é primeira (e nem será a última) vez que vemos um embate entre alguns dos três poderes no país, que geram incerteza e volatilidade. No passado, após alguns dias, semanas ou meses, a situação acabou sendo equacionada, após repreensão da sociedade e forte reação negativa dos mercados.

 

Acredito que o cenário base seja este, mas o curto-prazo será desafiador e volátil. Não podemos minimizar os riscos que se avizinham.

 

*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional. 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

  1. ANTES DE TUDO, QUERO AGRADECER AO ADMINISTRADOR DO SITE POR CRIAR ESTA PLATAFORMA PARA QUE NÓS DEIXEMOS A NOSSA EXPERIÊNCIA SOBRE INVESTIMENTOS.
    POR FAVOR LEIA!!!
    Não caia nas mãos de golpistas, tudo em nome de investir em criptomoedas.

    Perdi metade das minhas economias para um certo Sr. Jerry Connor, do Reino Unido. Ele prometeu me ajudar a ter lucro todas as semanas, então comecei a investir com ele e no final não obtive nenhum lucro.

    Graças a Deus eu encontrei a Sra. Evelyn Sanchez, Evelyn Sanchez é uma senhora espanhola baseada nos EUA, ela me ajudou a fazer uma boa e razoável quantia de lucros com criptomoeda, enquanto escrevo agora, ainda estou fazendo negócios com ela sem ter medo de perder meu dinheiro porque ela sempre me explica as coisas de uma maneira que eu entendo que a parte interessante de tudo isso é que ela está em investimento em criptomoeda e opção de negociação forex.

    * pare de dar seu dinheiro arduamente ganho para golpistas !!!

    entre em contato com a Sra. Evelyn Sanchez hoje, ela lhe dará todas as informações que você precisa saber sobre criptomoedas e, ao mesmo tempo, ela pode ajudá-lo a ter lucros que mudam sua vida aos poucos.
    email: evelynsanchez3054 @ gmail. com ou WhatsApp ela em +1 (720) 466-3701

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Por que o Ibovespa sobe tanto hoje?