Daily News – Aversão a Risco

Os ativos de risco estão dando sequência ao movimento negativo que vem se desenhando desde o começo da semana. Nesta manhã, em especial, o movimento ganha intensidade e magnitude.

 

O que mais me chama a atenção e me preocupa, é o cenário chinês e o tamanho da queda das commodities metálicas como o Cobre caindo 3% hoje e Minério de Ferro caindo 12% na China:




Há diversos argumentos para justificar a recente volatilidade dos mercados, tais como: Variante Delta, possível normalização monetária pelo Fed, sinais de desaceleração econômica nos EUA, Inflação global e China.

 

De todos estes, vejo a China como o vetor mais preocupante e aquele que poderia alterar de forma estrutural, e não apenas cíclica, o cenário econômico global. O país já vinha em processo de desaceleração mesmo antes da Delta, há problemas no mercado de crédito (na empresa Evergrande), e o governo continua a sua caçada regulatória.

 

O cenário parece desafiador e não há sinais de que teremos uma visibilidade mais clara em relação ao país no curto-prazo.

 

Para o Brasil, este pano de fundo internacional, aliado a crise institucional interna e a fragilidade fiscal cria uma “Tempestade Perfeita” para os ativos locais. Devemos esperar mais rodadas de pressão negativa de curto-prazo nos ativos brasileiros até que a situação se torne menos turva.

 

Na Europa, a sinalização da China de buscar maior distribuição de renda está levando a uma forte queda das ações de luxo no “Velho Continente”:



 

Ontem circulamos para nossos clientes um pouco sobre nossa visão de cada ativo de risco no Brasil:






 

*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?