Daily News – De volta ao primeiro trimestre?

Os ativos de risco estão abrindo a semana em tom levemente negativo, após observarmos novos picos históricos em alguns índices de bolsa dos EUA na sexta-feira passada. Destaque para o bom desempenho de crypto no final de semana, com Bitcoin chegando a operar acima de 44k e Ethereum acima de 3.000.

 

Na sexta-feira, os dados de emprego de julho divulgados nos EUA mostraram um bom momento da economia (vide aqui: https://twitter.com/DanKawa2/status/1423623036884955148?s=20).

 

Estes números, alinhado às expectativas de que a Variante Delta seja apenas um problema pontual para a economia global, deixam a porta aberta para um eventual começo de normalização monetária nos EUA ainda este ano.

 

Não espero, sem um “trigger” mais específico, uma reversão de tendência para a economia e os mercados, mas podemos observar alguma sustentação ao dólar no mundo, nova tendência de abertura de taxa de juros nos EUA, e algum suporte de Cíclicos vs Growth, Value vs Growth+Tech, que foram tendência que se firmaram no início do ano, especialmente no primeiro trimestre.

 

Parece estarmos entrando em uma nova fase deste ciclo econômico. O maior risco, na minha visão, seria de um cenário de desaceleração econômica, com inflação alta e acelerando. Esta seria uma combinação explosiva para os ativos de risco.

 

O nível de preços de alguns ativos internacionais, como ações e crédito nos EUA, ainda me preocupa, e podem passar por alguma consolidação neste “novo” ambiente.

 

Vale lembrar que a redução do QE pode gerar volatilidade, mas não necessariamente leva a mudança de tendências.

 

Na China, as exportações e importações de julho mostraram arrefecimento:





Já a inflação apresentou leve trajetória de alta, mas com o CPI ainda em patamar baixo, a despeito das pressões provenientes do PPI:





O país passa por um novo ciclo de contaminação do Covid-19, que deve ter um impacto entre 1% e 2% do crescimento do PIB este ano:






Não há muitas novidades concretas em Brasil. Discorri sobre os eventos recentes e minha visão, aqui: https://mercadosglobais.blogspot.com/2021/08/daily-news-emprego-americano-ruidos-no.html.

 

*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional. 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?