Resumo do Dia:

Não “fugi” do dia de hoje, estava em trânsito. Vamos por partes. A forte queda das bolsas globais foram fruto do mercado digerindo o fraco ISM Manufatura de ontem nos EUA.

O ADP Employment, último antecedente para o Payroll, mostrou desaceleração do mercado de trabalho em setembro.

Para piorar, tivemos rumores de que os EUA devem anunciar tarifas de importação em produtos da Europa.

Ainda vejo o mercado com muita vol, mas respeitando suas bandas. Diria que no S&P essa banda é de 2.800 com 3.000 pontos. Para o Ibovespa, uma banda de 95.000 com 115.000 pontos, por ora.

Sim, em país emergente como Brasil, a banda pode ser bem larga. 

Meu viés continua negativo com o cenário internacional. Assim, “com uma arma na cabeça”, diria que se for romper está banda, seria para baixo no caso dos EUA.

Interessante o enfraquecimento do dólar. O movimento faz sentido dado que o “sell-off” é liderado por EUA.

O Ibovespa seguiu o humor externo e o BRL idem. Importante que o índice de “small cap” mostrou desempenho relativo mais saudável ou positivo.

Houve sim uma perda importante da Previdência no Senado na noite de ontem, mas se não fosse o cenário externo, a bolsa cairia menos do que caiu hoje. 

A apreciação do BRL me parece prova de que o externo ditou a dinâmica de hoje, assim como o desempenho relativo do “small”. Acho natural que algumas ações mais concentradas em “pessoa física” sofram mais em dias como hoje. 

Acabando de pousar na última perna do meu “roadshow”. Momento oportuno para estar nos EUA...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Um Risco de Cauda Positivo?