Mercados Globais

Mercados Globais
Os dados de emprego de setembro, nos EUA, apresentaram argumentos para os “bulls” e para os “bears". Eles mostraram desaceleração do mercado de trabalho e dos rendimentos, mas não suficientes para elevar a clareza do estágio que estamos do ciclo econômico. Em um estágio avançado, ou já no estágio final.

As bolsas globais acabaram apresentando uma recuperação relevante na segunda parte da semana, melhorando o humor para os ativos de risco em geral.

Minha visão segue a mesma. Acredito que estamos no estágio final do ciclo, que pode durar alguns meses, mas não muito meses ou anos adicionais no cenario internacional.

A natureza desta fase do ciclo, de pouca clareza, e um mercado tecnicamente saudável, com os investidores com muito caixa, deve manter os ativos de risco respeitando algumas bandas bem definidas.

No Brasil, a bolsa local acabou sofrendo mais e recuperado menos. Acredito que, no caso do Brasil, a posição técnica de curta-prazo tenha ficado menos saudável e alguns temas em setores específicos acabaram sofrendo realização de lucros, normais em qualquer ciclo.

Acho que oportunidades foram e estão sendo criadas neste mercado.  

Interessante a queda do dólar e fortalecimento recente do BRL. Parte relevante pode ser explicada pela queda global do dólar. Outra parte pode ser explicada pela perspectivas do leilão do Pré Sal e por alguma melhora nos dados de crescimento. Ainda vejo o BRL dentro de um novo range, talvez entre 4,00 e 4,20. Uma queda mais expressiva demandará um movimento global mais forte de dólar fraco.

No mercado de juros, “lower for longer". Sem muita mudança aqui. As taxas estão espremidas, mas devem continuar assim. Ainda vejo valor na parte longa da curva de NTN-B, mas certamente não é minha primeira preferência de alocação.

De noticias recentes, Trump continua pressionado pelo processo de Impeachment, existe uma expectativa de algum acordo comercial com a China. A situação em Hong Kong continua tensa. Os dados de crescimento global ainda me preocupam bastante.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Um Risco de Cauda Positivo?