Mercado de Crédito Privado - Atualização e Fluxos.

Na TAG Investimentos fazemos um acompanhamento quantitativo, qualitativo e técnico do mercado no momento de fazermos nossas alocações.

Muitos no mercado apresentam processo semelhante, mas acreditamos que o a maneira de olhar e reagir a essas análises é o que nos difere da média.

Em junho, em nossa Carta Mensal, já estávamos abordado o tema em torno do Crédito Privado High Grade:

Crédito Privado: Estamos reduzindo alocações em fundos de Crédito Investment Grade por questões de risco/retorno ruins. Não vemos “gatilho” de problemas de curtoprazo, mas uma classe que cresceu excessivamente nos últimos meses, com fundos líquidos demais em um ambiente de taxas baixas e cadentes. Estamos elevando a alocação em fundo de Crédito High Yield, por vermos taxas atrativas e ainda “desarbitradas”, por ser uma classe ainda relativamente nascente no país.

No mês de julho, fizemos mudanças relevantes em nossas alocações nesta classe e em Renda Variável, que podem ser conferidas aqui: https://www.taginvest.com.br/arquivos/carta-mensal-julho-2019.pdf.


Desde então temos mantido essas alocações estáticas nesses níveis.

O que estamos vendo nos últimos meses é uma mudança relevante nas alocações dos investidores locais (vide tabela). Acreditamos que estamos no meio deste movimento, e mais fluxos como esses abaixo estão por vir.


Não será uma linha reta, mas o processo parece muito mais estrutural do que cíclico. 

Já vemos mais racionalidade no mercado de Crédito High Grade, mas ainda nos parece haver opções mais atraentes de investimento neste momento. Estamos de olho e reagiremos diante das mudanças do mercado.

Está classe ainda cabe em qualquer portfólio, mas com moderação e com os gestores corretos. Olhar apenas desempenho passado é uma estratégia ruim, pois o passado, nesta classe, foi muito favorecido por fechamento de taxas e spreads, favorecendo praticamente todos os ativos, fundos e gestores.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Um Risco de Cauda Positivo?