Daily News – What´s Next? Not All Clear…

Os ativos de risco estão reagindo positivamente ao anúncio do governo dos EUA em relação ao SVB. Comentei a fundo sobre o tema ao longo do final de semana, aqui: https://www.linkedin.com/posts/dan-kawa-78361130_one-down-whats-next-by-dan-kawa-em-linha-activity-7040841851058151424-JdSa?utm_source=share&utm_medium=member_desktop.

 

Interessante observar que a despeito das bolsas, commodities e Cryptos em alta, com o dólar fraco no mundo, há um forte movimento de fechamento de taxa de juros, o que não é “normal” em um movimento coordenado de busca por risco.

 

A despeito do “backstop” criado pelo Fed e FDIC ontem, ainda há sinais de fragilidade no sistema, conforme escrevi no link acima. A ações do US First Republic Bank estão caindo 60% no “pre-market”, neste momento:

 



As ações de alguns outros bancos regionais caem entre 20% e 25% neste momento.

 

A situação ainda está em evolução e demanda cautela nos próximos dias/semanas. O Fed certamente está em situação complicada. Mesmo com a inflação alta, precisou colocar uma medida em prática que deverá injetar liquidez na economia, tornando o seu trabalho de combate à inflação ainda mais desafiador.

 

Ainda espero alta de 25bps no FOMC deste mês. Contudo, tenho a humildade de reconhecer que o número do Core CPI amanhã será determinante para sabermos se teremos ou não alta de juros no curto-prazo.

 

O mercado, que chegou a precificar alta de 40bps há poucos dias atrás, precifica alta de 25bps no FOMC da semana que vem:

 


Mantenho minha visão de portfólios mais conservados no curto-prazo:

 


Os efeitos para o Brasil devem ser secundários, mais concentrados no preço e dinâmica de curto-prazo dos ativos de risco. Vejo a situação e pano de fundo para o sistema bancário no país como muito diferente do que é visto nos EUA.

 

Todavia, o Brasil está sim em um ambiente mais hostil para crédito e isso pode vir a afetar, de maneira diferente dos EUA, o setor bancário, especialmente bancos pequenos e médios, além de plataformas de crédito e fintechs. Não me parece, contudo, neste momento, que haja risco sistêmico no país.

 

*As análises e opiniões são pessoais e não representam uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?