Daily News – A Espera de um Milagre?

Após um dia histórico para alguns mercados, como a curva curta de juros dos EUA (que comentei aqui: https://www.linkedin.com/posts/dan-kawa-78361130_dan-kawa-on-twitter-activity-7041152906888101888-7F_Z?utm_source=share&utm_medium=member_desktop) os ativos de risco estão apresentando alguns sinais de estabilização.

 

O mercado migrou da narrativa de “Inflação” e juros altos, de forma abrupta e acentuada, para a narrativa de “Crise Financeira” e “Recessão”. O efeito disso é claro na pressão sobre as commodities, no forte fechamento de taxa de juros e na alta dos metais preciosos e das cryptos.

 

A despeito do forte fechamento de taxa de juros dos ativos soberanos, os últimos dias tem sido de forte abertura de spreads para os ativos de crédito privado. Em especial, para os ativos High Yields (HY) como é o caso na Europa:

 


Os eventos recentes levaram a um forte aperto das condições financeiras, o que pode ser um importante argumento para o Fed pausar seu ciclo de alta de juros:

 



A despeito da melhora essa manhã, ainda há sinais de fragilidade que não me deixam confortáveis em acreditar que o pior já ficou para trás. O setor bancário apresenta sinais preocupantes, em especial em alguns nichos e em alguns nomes específicos, nos EUA e na Europa:




Quebras de bancos não são anormais na história e podem ser administradas de maneira suave. O problema é a velocidade e o tamanho com que os bancos estão (ou irão) quebrar:




A divulgação do Core CPI nos EUA hoje pela manhã poderá ser um importante “driver” para a dinâmica de curto-prazo dos ativos de risco.

O Brasil, por ora, está sendo refém do cenário internacional e nossos ativos estão basicamente seguindo a dinâmica internacional. O mercado espera a divulgação da proposta do novo arcabouço fiscal, enquanto o governo segue pressionando o BCB a cortar os juros.

Eu, pessoalmente, ainda não vejo as condições necessárias para que os juros comecem a cair, mas este ambiente pode ser criado nos próximos meses: https://twitter.com/DanKawa2/status/1635247400582524928?s=20.

Sem as condições necessárias para a queda de juros, a pressão em cima do BCB não é saudável para a dinâmica da economia e dos mercados locais.

*As análises e opiniões são pessoais e não representam uma visão institucional.

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Por que o Ibovespa sobe tanto hoje?