Daily News – The Good (China), The Bad (Brazil) and The Ugly (US)

Os ativos de risco estão abrindo o dia próximos a estabilidade, com leve viés negativo, após forte recuperação das bolsas norte americanas ontem. Vejo os mercados em um ambiente de elevada volatilidade, o que não costuma ser saudável para a dinâmica de mercado e, na maior parte das vezes, costuma marcar momentos mais negativos:

 



Nos EUA, a despeito de alguns sinais de arrefecimento da inflação, ainda não há um claro pano de fundo de desaceleração inflacionária no país. O Core CPI e suas aberturas seguem em patamar elevado e incompatível com as metas do Fed: https://twitter.com/DanKawa2/status/1635621140298100741?s=20.

 

Meu cenário base ainda é de alta de 25bps nas taxas de juros na próxima reunião do FOMC, mas ainda temos, para o atual ambiente, uma eternidade até a reunião e qualquer movimento mais brusco do setor bancário pode vir a alterar este quadro.

 

O Fed nunca começou um ciclo de queda de juros com a inflação acima da taxa básica de juros:

 


Os ativos no Brasil continuam com desempenho relativo pífio se comparado aos resto do mundo, em especial a bolsa e o câmbio. Na ausência de uma visibilidade maior em relação ao arcabouço fiscal e com claros sinais de fragilidade no crescimento, em um ambiente de inflação ainda elevada, o país sofre com as incertezas do cenário prospectivo.

 

Sobre o arcabouço fiscal: https://oglobo.globo.com/blogs/lauro-jardim/post/2023/03/o-novo-arcabouco-fiscal-de-haddad.ghtml.

 

Na China, os dados de atividade econômica de janeiro e fevereiro mostram recuperação da economia, como os indicadores antecedentes e coincidentes vinham antecipando. A recuperação, contudo, ficou levemente abaixo das expectativas e não mostra uma aceleração tão rápida como o imaginado:

 





*As análises e opiniões são pessoais e não representam uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?