Daily News – Crise Financeira

Os ativos de risco estão abrindo o dia com alguma recuperação, após uma quarta-feira em que o mercado literalmente foi a caça do Credit Suisse (CS), visto como um banco fragilizado para o atual ambiente global.

 

No final da noite de ontem, o Banco Central da Suíça anunciou que irá prover liquidez do CS, através de linhas parecidas com aquelas apresentadas pelo Fed na crise de 2008 e anunciadas no final da semana, para administrar o problema com o SVB.

 

O CS irá tomar cerca de $54bi em liquidez e anunciou a recompra de alguns títulos de dívida mais curtos (vencimentos em 23 e 24), como forma de tentar acalmar o mercado em relação a sua capacidade financeira.

 

As ações do setor bancário apresentam recuperação neste momento, assim como o CDS (preço do “seguro” para se proteger da exposição a crédito das instituições financeiras) dessas instituições.

 

Acredito que as medidas anunciadas ontem ajudam a dar tempo ao CS para buscar outros caminhos para solidificar sua situação, mas não vejo as medidas como uma “bala de prata” que irá endereçar estruturalmente a situação do sistema financeiro e bancário global. O cenário ainda é nebuloso e merece uma postura cautelosa.

 

A decisão de política monetária do ECB hoje será fundamental como forma de sinalização para o mercado. Ainda há a expectativa de uma alta de 50bps nos juros, mas vejo o cenário bastante em aberto diante dos eventos recentes.

 

Este pano de fundo para o setor financeiro/bancário é um vetor adicional de aperto das condições financeiras, que pode estar criando o ambiente para uma desaceleração mais forte e mais rápida da economia dos países desenvolvidos:

 

No Brasil, foco no anuncio para a nova Ancora Fiscal do país: https://valor.globo.com/brasil/noticia/2023/03/15/tebet-diz-que-ancora-fiscal-esta-bem-equilibrada-e-flexivel-e-factivel.ghtml.

 

*As análises e opiniões são pessoais e não representam uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?