Daily News – Do Técnico ao Fundamento

A dinâmica de curto-prazo dos ativos de risco, no Brasil e no mundo, dizem muito sobre a posição técnica e o sentimento de mercado.

 

No Brasil, ontem, tivemos uma forte recuperação dos ativos locais. Acredito, neste primeiro momento, que o movimento é fruto de um sentimento e uma posição técnica muito negativos de curtíssimo-prazo, em meio a preços e valuations atrativos. Isso acaba ajudando a movimentos como ontem.

 

Pode até ser que as notícias em torno da possibilidade de avanço da Reforma Tributária tenha sido trigger para o movimento, mas o pano de fundo técnico acaba ajudando bastante a magnitude e velocidade do movimento.

 

Por ora, vejo esta recuperação como um “bear market rally”. Ainda não vejo motivos claros para uma mudança clara de tendências mais sustentável.

 

Nos EUA, mesmo com o mercado precificando taxa de juros terminais mais elevadas e um reaceleração do ciclo de alta de juros, as bolsas vem apresentando dificuldade em apresentar um desempenho mais negativo e buscar os “lows” do ano passado.

 

Isso também mostra um mercado mais balanceado em relação ao tema “Inflação”. Assim, me parece que apenas uma rodada adicional de precificação de juros, talvez com taxas terminais acima de 6%, e/ou a perspectiva de uma desaceleração mais acentuada da economia, em um ambiente de inflação mais alta, irá causar movimentos mais negativos de curto-prazo.

 

Os dados de emprego nos EUA amanhã, e o número de inflação (Core CPI) na semana que vem, serão fundamentais para a dinâmica de curto-prazo dos ativos de risco.

 

As surpresas inflacionárias continuam positivas, o que tem levado o mercado a precificar juros mais elevados, por mais tempo, ao redor do mundo. Isso deveria atuar como uma importante restrição a apreciação dos ativos de risco, devido a maior taxa de desconto de qualquer modelo de valuation:

 



Modelos que utilizam o formato da curva de juros americana como preditor de recessões apontam para uma elevada probabilidade de recessão no país:

 


No geral, continuo mais cauteloso estruturalmente, mas não podemos ignorar os sinais de curto-prazo que os mercados acabam emitindo.

 

*As análises e opiniões são pessoais e não representam uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?