Daily News – Em busca de uma solução definitiva

Os ativos de risco estão operando com viés mais positivo e sinais de estabilidade desde a segunda metade da semana passada.

 

Os mercados internacionais parecem estar operando entre o otimismo da expectativa do fim do ciclo de alta de juros, que tem dado suporte aos ativos de duration mais alta, e o pessimismo de uma potencial desaceleração mais acentuada da economia, que vem colocado pressão em ativos cíclicos e dando suporte a ativos vistos como proteção contra crises, como o Ouro e a Prata.

 

Alguns indicadores de posição técnica mostram um mercado mais “leve”, o que está ajudando a dar suporte aos ativos de risco:

 



Acredito que, como não teremos uma visibilidade clara em relação a estes cenários nos próximos 2 a 3 meses, os mercados tendem a ficar mais sensíveis e voláteis. Meu cenário base ainda contempla uma recessão nos EUA entre fins de 23 e começo de 24. A Crise Bancária pode acelerar este processo.

 

No Brasil, o mercado opera com claro viés de baixa, em um pano de fundo de sinais de desaceleração do crescimento, inflação ainda elevada e baixa visibilidade fiscal, e um ambiente de posição técnica saudável e preços/valuations atrativos, o que causa espasmos, rápidos e pontuais, de recuperação.

 

Apenas uma mudança concreta e crível de política econômica, com maior harmonia entre política fiscal e monetária, com foco em ajustes de longo-prazo, será capaz de alterar definitivamente a dinâmica dos ativos locais.

 

Por recomendação médica, Lula adiou sua ida à China. Os jornais reportam, contudo, que ele já voltará a despachar no Planalto no começo desta semana: https://valor.globo.com/politica/noticia/2023/03/26/analiseadiamento-da-viagem-trouxe-mais-prejuizos-politicos-que-diplomaticos.ghtml.

 

Ontem escrevi mais a fundo sobre alguns poucos eventos do final de semana: https://www.linkedin.com/posts/dan-kawa-78361130_dan-kawa-on-twitter-activity-7045853616049381376-khqV?utm_source=share&utm_medium=member_desktop.

 

*As análises e opiniões são pessoais e não representam uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?