Daily News – Otimismo: Ciclo de Juros, Posição Técnica e Final de Trimestre

Estamos abrindo o dia com forte alta das bolsas e das cryptos, a despeito de uma dinâmica de maior estabilidade nas moedas e nas taxas de juros.

 

Continuo vendo o momento atual como uma mistura de vetores que estão ajudando a dar suporte aos ativos de risco: Posição técnica saudável;  Estabilização (mesmo que pontual) do humor em relação ao sistema bancário; Aumento das expectativas da proximidade do fim do ciclo de alta de juros nas economias maduras; e um período de fim de trimestre.

 

Os ativos no Brasil têm se aproveitado também destes vetores descritos, especialmente nos últimos dias. Na semana passada, vi o movimento após a decisão do Copom, quando o Ibovespa caiu cerca de 3% como uma espécie de  capitulation*” na bolsa, o que costuma gerar um quadro técnico mais saudável.

 

* Capitulation means surrender, so in stock-market terms it is used to describe the point when investors throw in the towel and sell their investments. Capitulation also refers to the point when markets hit rock bottom.

 

Vale ressaltar também que há a expectativa de que o novo arcabouço fiscal seja apresentado esta semana. Com preços deprimidos e uma posição técnica saudável, o mercado local parece estar se preparando para a divulgação de algo em uma linha “menos negativa”, que seria capaz de, no minimo, estancar a dinâmica de depreciação dos ativos locais.

 

Gostei bastante da Ata do Copom divulgado ontem: https://twitter.com/DanKawa2/status/1640692016249032706?s=20. Não há, neste momento, espaço para cortes de juros, para o Comitê mostrou o caminho que levará a este cenário nos próximos meses.

 

Finalizo hoje com uma curiosidade:

 


*As análises e opiniões são pessoais e não representam uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?