Daily News – Sinais de Estabilização – Tática ou Estrutural?

No final da noite de ontem circularam rumores de que o governo dos EUA estaria estudando garantir todos os depósitos dos bancos americanos, o que está ajudando a estabilizar os ativos de risco esta manhã.

 

Essa medida, caso confirmada, seria um passo proativo e muito importante para a estabilização estrutural da atual crise bancária no país. Vale lembrar, contudo, que existem cerca de $18 trilhões de depósitos nos EUA e, hoje, não existe nenhum instrumento de tamanho capaz de suportar nem mesmo 5% a 10% deste valor.

 

Em poucas semanas/dias, quase $700bi de depósitos foram retirados do sistema:

 


Os ativos no Brasil continuam com desempenho relativo pífio, em um ambiente de evidente desaceleração do crescimento e sem uma visibilidade clara em relação ao novo Arcabouço Fiscal.

 

A compra do CS pelo UBS, com o caminho escolhido por levara zero os AT1 Bonds, causou um enorme estrago neste mercado, colocando em xeque sua sustentabilidade de longo-prazo como forma de compor capital dos bancos Europeus:

 



O Petróleo, que era uma posição comprada consensual de vários fundos, no Brasil e no mundo, continua apresentando dinâmica negativa e trabalhando em pontos técnicos importantes:

 


Neste ambiente mais incerto, já virou consenso para os gestores de fundos um eventual processo de corte de juros:

 


No meio deste turbilhão de incertezas, espero juros terminais em torno de 5% nos EUA. Não espero corte de juros no curto-prazo, mas ele pode acontecer caso a crise bancária se agrave. Acredito que o Fed e seus pares irão tratar a inflação com os juros, e os problemas financeiros com instrumentos de liquidez.

 

Ainda espero um ambiente de elevada volatilidade nos próximos meses, mas está ficando mais claro na minha cabeça que estamos entrando em um estágio mais avançado do ciclo econômico. Uma desaceleração do crescimento deve ocorrer ainda este ano, com a probabilidade de uma recessão tendo aumentado bastante nos últimos dias.

 

Em termos de alocação, tenho privilegiado ativos de renda fixa de duration mais curta e de melhor qualidade. Sigo com alocações acima da média em gestores Alternativos. Ainda acredito que o momento de elevar alocação na bolsa será nos próximos meses, e não nos próximos dias.

 

*As análises e opiniões são pessoais e não representam uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?