Daily News – Sinais Preocupantes

Os ativos de risco têm operado com enorme volatilidade, entre o otimismo da proximidade do fim do ciclo de alta de juros por parte do Fed, e o pessimismo de uma desaceleração mais acentuada da economia e eventual recessão americana.

 

Muitas vezes, a dinâmica de preço de mercado é muito importante como fonte de sinalização para o cenário econômico e os próximos passos do ciclo. Por isso, temos que respeitar e tentar identificar padrões com os movimentos de preço no dia a dia dos ativos de risco.

 

A dinâmica de preço de alguns ativos, assim, me leva a crer em um ambiente ainda frágil e hostil. A forte alta do Ouro e o grande fechamento de taxa de juros no mundo desenvolvido atuam nessa direção. A abertura de spreads dos CDS bancários na Europa e a queda das ações de bancos nos EUA são evidências adicionais nesta linha:

 


Vejam também o ETF de ações de bancos nos EUA (KBW Bank), assim como o índice de bancos na Europa (SX7E) e o índice de bonds AT1:

 



Os bancos, pela segunda semana consecutiva, estão necessitando da liquidez provida pelo Fed em suas linhas emergenciais:

 


No Brasil, ontem, o mercado parece ter entrado na fase do “capitulation”. Aparentemente, muitos investidores esperavam alguma sinalização por parte do BCB em relação ao início de um processo de queda de juros. A ausência desta sinalização, levou a forte queda da bolsa, alta do dólar e abertura de taxa de juros.

 

O que tenho visto e ouvido em relação ao mercado de crédito, seja bancário ou via mercado de capitais, me leva a crer que estamos diante de um aperto não desprezível das condições financeiras locais e isso terá um impacto relevante (e negativo) no crescimento nos próximos meses.

 

Na Europa, o PMI Manufacturing apresentou queda e ficou abaixo das expectativas do mercado. O PMI Services apresentou alta, ficando acima das expectativas do mercado.

 

*As análises e opiniões são pessoais e não representam uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Por que o Ibovespa sobe tanto hoje?