Daily News – Muita Vol, Pouca Novidade

Os ativos de risco estão abrindo próximos a estabilidade e sem movimentações relevantes, neste momento. Ontem me chamou a atenção um movimento de descompressão das tendências que vinham sendo características de curto-prazo.

 

Vimos uma queda dos ativos de maior duration ou proteções contra a crises (Nasdaq, Ouro, juros subindo) e uma alta em ativos mais cíclicos (Petróleo, Dow Jones, etc). Não vejo o movimento como o começo de uma nova tendência, mas uma descompressão normal após alguma estabilização, mesmo que pontual e de curto-prazo, da situação bancária.

 

Neste quesito, continuo com certo receio em relação a temas específicos, como é o caso do mercado de Commercial Real Estate (CRE) e seus impactos na economia e nos mercados. Comentei, novamente, aqui: https://twitter.com/DanKawa2/status/1640378398793949187?s=20.

 

No Brasil, os dados de balanço de pagamento de fevereiro mostram menor interesse pelos ativos do Brasil, com queda no FDI e na conta de portfólio. A despeito deste menor fluxo, as contas externas do país seguem saudáveis, porém menos robustas:

 



Na China, o mercado imobiliário segue dando sinais mais positivos e, por ora, mantendo uma recuperação consistente. Não vejo o mercado imobiliário como sendo o foco central da recuperação chinesa, mas sua simples estabilização já me parece um vetor positivo para a economia do país:

 




Estudo interessantíssimo do PIIE mostra como os cenários de stress feito pelo Fed, para os bancos, não levam em conta alta de juros, o que torna o cenário atual único na condução de eventuais crises: https://twitter.com/DanKawa2/status/1640462311096811520?s=20.

 

Crises bancárias de lado, a situação inflacionária do mundo segue desafiadora, o que reduz o espaço para cortes de juros em momentos de maior tensão:

 





Na Europa, há claros sinais de desaceleração dos canais de liquidez e crédito, o que exercerá uma importante restrição ao crescimento da região nos próximos meses:

 


O mercado segue com bastante volatilidade, mas sem mudanças substanciais de cenário base.

 

*As análises e opiniões são pessoais e não representam uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Por que o Ibovespa sobe tanto hoje?