Daily News – Nowhere To Hide

A despeito da atuação dos policy makers no final de semana, os ativos de risco estão operando com evidentes sinais de fragilidade essa manhã. Além da queda das bolsas, chamo a atenção para o fechamento das taxas de juros e alta do Ouro:

 


As medias do final de semana não foram suficientes para estabilizar o setor bancário. Hoje pela manhã vejo forte queda das ações de bancos (vide gráfico abaixo do setor bancário e do UBS):

 



Escrevi sobre isso e alertei sobre este possível pano de fundo ao longo do final de semana: https://www.linkedin.com/posts/dan-kawa-78361130_giro-do-final-de-semana-one-more-down-activity-7043385285153304576-p2O-?utm_source=share&utm_medium=member_desktop.

 

Reforço aqui minha conclusão preliminar dos eventos recentes: Uma coisa é certa. A atual conjuntura pressupõe um aperto adicional das condições financeiras, através do canal de crédito. De certa forma, isso ajudará os BCs, em especial o Fed, em seu combate à inflação. Isso deve demandar menos altas de juros, e taxas terminais mais baixas, se comparado a um cenário sem crise financeira.

 

Podemos estar diante de um importante ponto de inflexão em termos de teses de investimento, saindo definitivamente da tese “Inflação” e “Juros Altos”, para uma tese de “Desaceleração do Crescimento” e eventual “Recessão”. Ainda é cedo para cravar o timing deste processo, mas isso precisa ser pensado e refletido nos portfólios de agora em diante.

 

Os recentes movimentos de mercado, de certa forma, já começam a refletir este pano de fundo. Ativos mais “Cíclicos”, seja na bolsa, como nas commodities e no câmbio, começam a mostrar maior fragilidade se comparados a ativos de mais “Qualidade” e com durations mais altas.

 

Os ativos do Brasil continuarão reféns deste ambiente internacional, com um olho no eventual desenvolvimento do novo Arcabouço Fiscal. Por ora, o cenário global irá se sobrepor a qualquer notícia local: https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2023/03/lula-pede-a-haddad-que-aprofunde-proposta-de-arcabouco-fiscal-e-pt-pressiona-por-gastos.shtml.

 

*As análises e opiniões são pessoais e não representam uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?