Daily News – Turquia em Foco.

Os ativos de risco, em geral, operam perto da estabilidade neste momento. Contudo, todo o foco desta manhã está por conta da Turquia. O Primeiro-Ministro turco, na sexta-feira, demitiu o Presidente do Banco Central do país de forma repentina e abrupta.

 

O BC turco vinha fazendo um trabalho de ganho de credibilidade e controle da inflação, em um processo de alta das taxas de juros. Após uma alta de 200bps na última reunião, para 19%, o Primeiro-Ministro optou por uma postura agressiva e não ortodoxa, trocando o líder do BC por um nome mais alinhado com suas crenças e convicções.

 

Com fundamentos já fragilizados em termos de contas externas, sem um fluxo relevante de turistas devido a pandemia e com reservar internacionais baixas, a reação foi de forte desvalorização da moeda, queda da bolsa e alta nas taxas de juros:






O problema da Turquia é pontual e localizado. Não vejo semelhanças com outros países. Todavia, no curto-prazo, a forte depreciação dos ativos do país pode levar a algum contágio a outros mercados por efeitos técnicos de redução de posições relativas e absolutas, assim como para fins de redução de risco por quebra de “VaR” e/ou “Stress” de posições.

 

Na Coréia do Sul, um excelente termômetro para o crescimento global, as exportações dos primeiros 20 dias do mês de março mostraram um cenário ainda saudável para o mundo:


 

O quadro técnico do mercado, contudo, continua dando sinais de excessos em alguns indicadores:




 

Interessante (por curiosidade) entender a composição da bolsa dos EUA ao longo dos anos:

 



No podcast desta semana falei mais sobre o cenário de Brasil, em termos de política monetária, pandemia e vacinas: https://anchor.fm/tag-investimentos/episodes/21032021---Cenrio--por-Dan-Kawa-TAG-Investimentos-et697j.

 

*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional.

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?