Daily News – Em busca de uma nova narrativa.

Após uma terça-feira de realização de lucros nas bolsas globais, estamos amanhecendo com movimentos mais positivos. Os mercados parecem estar se consolidando nos atuais níveis, em busca de uma nova narrativa.

 

Na noite de ontem, os EUA anunciaram que irão ter a quantidade de vacinas para vacinar toda a população em maio. O país já consegue vacinar cerca de 2mm de pessoas por dia. Além disso, vários estados anunciam suas reaberturas.

 

Este pano de fundo indica uma normalização da social e econômica na maior economia do mundo, o que confirma nosso cenário mais construtivo para o crescimento global este ano. Para os mercados, reforço que o risco mais elevado não é uma nova recessão ou a extensão da pandemia, mais um sobreaquecimento das economias desenvolvidas.

 

O risco de extensão da pandemia existe, mas acredito ser extremamente baixo. O risco de sobreaquecimento, inflação e retirada antecipada de liquidez ainda é baixo, porém vem crescendo nas últimas semanas.

 

Devido ao modo como o mercado está posicionado hoje e ao preço e valuations de algumas classes de ativos, este cenário representa um risco de maior probabilidade do que o anterior, mesmo ainda não sendo o cenário base.

 

Este ambiente é propício para a rotação de portfólios para ativos mais cíclicos e de valor, que ainda mostram risco x retorno mais atrativo que que ativos de crescimento e tecnologia, que foram os grandes favorecidos da ampla liquidez global dos últimos anos.

 

No Brasil, ainda vivemos em um momento de mais dúvidas do que certezas. A agenda econômica ainda é uma incógnita, deveremos iniciar um ciclo de alta da Taxa Selic, o ambiente político requer atenção e a pandemia acelera a passos largos nas regiões mais ricas e produtivas do país.

 

Tudo isso irá afetar confiança e, consequentemente, nossa recuperação/crescimento e nossa inflação. Claramente, o mercado não está mais disposto a dar o benefício da dúvida ao país e vemos o preço de nossos ativos descolados do resto do mundo.

 

Medidas de ajuste são urgentes, caso desejemos sair deste ciclo vicioso negativo e entra em um ciclo virtuoso de prosperidade.

 

*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Daily News – Cisne Negro

Daily News – Deterioração Técnica.