Daily News – Fed e Copom.

Os mercados estão operando de lado, mas após um começo de semana, no geral, de otimismo. Por ora, prevalece a visão que comentei ontem de otimismo com a recuperação econômica e dos sinais de controle estrutural da pandemia em algumas economias desenvolvidas, em um ambiente de enorme liquidez monetária e fiscal, porém com uma inflação corrente ainda baixa.

 

Devemos oscilar entre está visão e o risco de uma alta mais rápida e acentuada das taxas de juros no mundo desenvolvido. Contudo, vale lembrar que o S&P costuma apresentar bom desempenho em períodos de altas de juros, a despeito de volatilidades e realizações pontuais:



Interessante observar a realização recente das bolsas da Ásia, que liderara a alta dos índices emergentes no ano passado, mas agora mostram sinais de consolidação, abrindo espaço para o bom desempenho de outros países da região:



Hoje é dia de reunião do Fed e o mercado espera poucas mudanças vindas de Powell e cia. Vale observar como o mercado já precifica um ciclo de alta de juros muito anterior àquele que o Fed sinaliza que fará:



Hoje também é dia de Copom no Brasil. Espero alta e 50bps mas com uma probabilidade não desprezível de uma alta de 75bps. Acredito que o certo a se fazer seria uma alta mais agressiva, entre 75-100bps, mas talvez o BCB queira preparar o terreno com uma alta menor e um ciclo maior e mais rápido nas próximas reuniões.

 

Ainda no Brasil, o CAGED ontem apresentou boa criação de vagas de trabalho mostrando, de certa forma surpreendentemente, bom desempenho em meio a enorme crise sanitária por que passa o país:



Alguns sinais mais positivos do Congresso em relação ao tema privatização, mas vamos com “muita calma nessa hora”: https://valor.globo.com/politica/noticia/2021/03/15/lira-e-pacheco-defendem-que-congresso-debata-eventual-privatizacao-da-petrobras.ghtml.

 

A pandemia continua em seu momento mais crítico no Brasil e ainda teremos algumas semanas bastante complicadas do ponto de vista social, sanitário e econômico. Contudo, pela experiência internacional, tudo indica que poderemos ver uma luz no final do túnel em meados de abril

 

*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional.

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Por que o Ibovespa sobe tanto hoje?