Daily News – Sinais de atenção de curto-prazo.

Dia de poucas novidades relevantes no cenário, com mercados abrindo de lado. Alguns temas merecem alguma atenção.

 

No Brasil, seguimos em um ambiente institucional fragilizado. Ontem, o Presidente da Câmara proferiu discurso bastante duro e crítico direcionado ao Executivo. Essa postura por, por um lado, ajudar o país a encontrar um caminho comum e mais moderado ou, por outro lado, pode tensionar ainda mais as relações entre os poderes.

 

Vale lembrar que o país convive com duas situações dicotômicas, com a pandemia em estágio ainda bastante preocupante e trágica, ao mesmo tempo em que o país avança e acelera seu processo de vacinação. Conviveremos com este ambiente ainda por algumas semanas.

 

Vale ressaltar que seguimos observando um ambiente de maior fragilidade das bolsas da China, que vêm apresentando quedas relevantes e acentuadas nas últimas semanas. Isso pode ser explicado por (1) uma realização normal de lucros (2) maior interferência governamental em algumas empresas e setores (3) piora nas relações do país com a Europa e os EUA.

 

A pandemia ainda avança em vários países da Europa, o que é um ponto de atenção e pode atrasar o processo de recuperação global. Nos EUA, há sinais incipientes de aumento do número de casos que merecem algum monitoramento.

 

O meu cenário base segue intacto, mas não será linear.

 

*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Por que o Ibovespa sobe tanto hoje?