Daily News – Europa: Terceira Onda?

A quinta-feira foi marcada por um forte “sell-off” dos ativos de risco, em uma combinação de juros mais altos nos EUA, queda acentuada no preço do Petróleo após dados de estoques ruins, além do receio de uma terceira onda da pandemia na Europa.

 

De fato, estamos observando uma deterioração na situação de saúde em alguns países da Europa, enquanto o processo de vacinação ainda é lento na região se comparado aos EUA e ao Reino Unido:






Quando olhamos a situação Americana vis-à-vis o resto do mundo, fica evidente como o país começa a sair mais rápido da pandemia ao mesmo tempo em que acelera o processo de vacinação:







Meu cenário base ainda contempla um curto-prazo de desafios, mas um cenário de recuperação econômica e normalização social ao longo do ano. Em especial, no segundo semestre.

 

Os desafios de saúde de curto-prazo ainda serão relevantes e não podem ser ignorados, mas devem ser superados a medida que as vacinas ganham tração.

 

No Brasil, a decisão do Copom favoreceu um “flatettening” da curva de juros, com forte abertura da parte curta da curva e ancoragem dos vértices mais longos. O Real ganhou alguma sustentação, mas o Ibovespa acabou sofrendo “a reboque” do movimento global.

 

Destaque positivo para as ações do setor financeiro e destaque negativo para as ações mais dependentes das taxas de juros, como “real estate”, varejo e shoppings.

 

Acredito que o mercado tenho exagerado no movimento de abertura das taxas curtas de juros, e comentei sobre isso no meio do dia de ontem, aqui: https://twitter.com/DanKawa2/status/1372589945169317888?s=20.

 

O presidente do Banco do Brasil renunciou ao cargo, após semanas de ruídos, e um nome de carreira dentro da instituição foi anunciado como substituto. Também tivemos a troca de uma diretora do Banco Central.

 

No cenário internacional, segue a dinâmica de abertura de taxa de juros, que afeta negativamente os “long duration assets” como renda fixa em geral, crédito e, na bolsa, os setores mais ligados a crescimento, como tech. Continuo vendo isso como uma tendência de mais longo-prazo.

 

*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional. 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?