Daily News – Dólar, Desafios e Avanços.

Após uma segunda-feira de otimismo nos mercados, estamos amanhecendo com viés mais negativo. Novamente, os índices de bolsa da China estão liderando o movimento de queda das bolsas globais:



Contudo, hoje, grande destaque para o movimento de Dólar forte no mundo, tanto contra moeda de G10 quanto nas emergentes:

 




Na Europa, com o processo de vacinação ainda lento, novos “lockdowns” estão sendo impostos, o que irá atrapalhar a velocidade e a magnitude da recuperação do crescimento:



No Brasil, iremos conviver por algumas semanas com um cenário binário. De um lado, o auge da pandemia sendo atingido, com notícias trágicas. De outro lado, o processo de vacinação ganhando tração, como podemos ver abaixo:



Ontem vacinamos mais de 500 mil pessoas, em um recorde diário nacional para esta campanha de vacinação. A tendência é que este número acelere de agora em diante.

 

Contudo, o país ainda vive um momento de enorme pressão e incerteza. O Presidente vê sua popularidade cair a cada semana e, agora, começa a sofrer pressão do empresariado. Isso pode ter efeitos negativos sobre o Congresso: https://valor.globo.com/politica/noticia/2021/03/22/carta-dos-economistas-fortalece-congresso-contra-bolsonaro-e-poe-em-xeque-posse-de-queiroga.ghtml.

 

Gosto de lembrar que processos de impeachment envolvem um vetor jurídico legal, a perda de popularidade e a consequente perda de apoio do Congresso. Precisamos estar atentos a esses pontos nas próximas semanas.

 

Continuo esperando uma recuperação mais sustentável e estrutural do crescimento global ao longo do ano, conforme o processo de vacinação for ganhando tração. Os países que avançarem primeiro na vacinação, terão sua recuperação antecipada e acelerada.

 

Todavia, o processo de recuperação econômica não será positivo para todas as classes de ativos e, muito menos, será linear. Este será o grande desafio de alocação e investimento para este ano.

 

*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?