Daily News – Brasil: Liberalismo ou Populismo?

Após uma segunda-feira de otimismo generalizado nos ativos internacionais, a manhã está sendo de alguma acomodação/realização de lucros. Os mercados parecem estar se consolidando nos atuais níveis, em busca de uma nova narrativa.

 

No Brasil, contudo, nosso cenário continua a caminhar em uma direção mais negativa e perigosa. Eu já havia comentado sobre isso no podcast desta semana, aqui: https://anchor.fm/tag-investimentos/episodes/28022021---Cenrio--por-Dan-Kawa-TAG-Investimentos-er7tid.

 

Na tarde de ontem, rumores deram conta de que o governo poderia elevar o imposto sobre o lucro dos bancos para financiar a queda de impostos sobre combustíveis: https://valor.globo.com/brasil/noticia/2021/03/01/bolsonaro-eleva-impostos-de-carros-indstria-qumica-e-bancos-para-isentar-diesel-e-gs.ghtml.

 

A medida em si é fiscalmente correta, mas politicamente populista, o que gerou desconforto no mercado. Percebo que, aos poucos, está havendo uma clara mudança de política econômica neste governo. Pela primeira vez, começo a ficar desconfiado/desconfortável. Espero que parem por ai, mas os sinais são de que o liberalismo econômico ficou de lado e o populismo começa a ganhar o espaço na agenda.

 

Além disso, a pandemia ganha contornos trágicos, com claros efeitos sociais e econômicos para o país. Não podemos descartar medidas mais agressivas de controle do vírus, como “lockdowns”: https://valor.globo.com/brasil/noticia/2021/03/01/aumento-de-casos-de-covid-19-pode-fazer-sp-adotar-fase-vermelha-para-todo-estado.ghtml.

 

Não à toa, vemos que o Ibovespa é o pior índice da América Latina este ano:



E o “valuation” da nossa bolsa s mostra atrativo novamente se comparado aos padrões históricos:



No cenário internacional, alguma atenção deve ser dada a China. Após PMI´s mais fracos divulgados ontem e comentados aqui, a bolsa local segue em uma dinâmica mais negativa:


 

O Euro voltou a operar abaixo de 1,20, patamar mais baixo deste ano:



*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional.

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?