Daily News – Aversão a risco: Ajuste técnico e risco sistêmico.

Estamos iniciando a semana em tom de aversão a risco, com destaque para mais um ajuste técnico, liderado por movimentações atípicas e de ajuste, no mercado de “hedge funds” internacional.

 

Segundo a mídia, um grande e alavancado “hedge fund” nos EUA teria sido afetado pela recente queda das ações de tecnologia na China. Devido a sua alavancagem excessiva, as perdas nessas posições levaram a uma chamada de margem que obrigaram o fundo a vender algumas de suas ações “a qualquer preço” na sexta-feira.

 

Isso levou ações como ViacomCBS a quedas de quase 30% na sexta-feira. No domingo, foi divulgado que bancos como o Nomura e o CS teriam apresentado perdas bilionárias devido as relações com este fundo.

 

Comentei sobre isso ontem, aqui: https://twitter.com/DanKawa2/status/1376245633208696838?s=20.

 

E aqui: https://twitter.com/DanKawa2/status/1376343890760990722?s=20.

 

Por ora, vejo este movimento com técnico e pontual. Pode sim afetar alguns nichos específicos do mercado de maneira mais aguda no curto-prazo. Ainda não vejo um grande risco sistêmico, mas precisamos monitorar.

 

A situação me parece bastante com aquela observada em janeiro deste ano, com o “short squeeze” nas ações de GameStop.

 

Comentei mais a fundo sobre o cenário de Brasil no podcast desta semana, onde falo de Taxa Selic, mercado de juros, situação política e econômica do Brasil, além da importante questão do orçamento aprovado pelo Congresso: https://anchor.fm/tag-investimentos/episodes/28032021---Cenrio--por-Dan-Kawa-TAG-Investimentos-etnp9d.

 

*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?