Daily News – Brasil: Reforma Ministerial

Poucas novidades relevantes no cenário internacional, mas com as tendências recentes sendo reforçadas pela dinâmica de mercado. Destaque para a abertura de taxa de juros no mundo desenvolvido, com a Treasury de 10 anos nos EUA em novo pico recente de taxa:



Movimento de dólar forte no mundo, com EUR abaixo de 1,18:




A potencial quebra de um grande Hedge Fund americano (discutido aqui ontem: https://mercadosglobais.blogspot.com/2021/03/daily-news-aversao-risco-ajuste-tecnico.html) ainda está reverberando no mercado, com enormes perdas para alguns bancos.

 

Segundo a mídia, o Credit Suisse teria perdido US$7bi, ou 2 anos de lucros, com operações com este cliente/fundo:

 

CREDIT SUISSE POTENTIAL LOSS ON ARCHEGOS MAY REACH $7 BILLION EQUIVALENT TO TWO YEAR PROFIT - SOURCE





A novidade do cenário ficou por conta da reforma ministerial que está sendo promovida no Brasil. Comentei sobre ela aqui: https://twitter.com/DanKawa2/status/1376587240348999681?s=20.

 

E mesmo antes da Reforma, comentei sobre o cenário político aqui: https://www.linkedin.com/posts/dan-kawa-78361130_brasil-ponto-de-inflex%C3%A3o-pol%C3%ADtico-o-presidente-activity-6782288194034561025-jUFT.

 

Acho importante lembrar que, gostemos ou não, vivemos em um sistema republicano, onde impera o “presidencialismo de coalizão”. A articulação política e a boa interlocução entre o Executivo e o Legislativo é um importante vetor para que o país caminha na rota do desenvolvimento.

 

Assim, todo passo na direção de melhorar este relacionamento deve ser visto como positivo para a agenda de reformas. É claro que existe um abismo entre teoria e execução, mas é sempre importante começar ou dar o primeiro passo: https://valor.globo.com/politica/noticia/2021/03/29/bolsonaro-troca-seis-ministros-e-centrao-assume-coordenacao-politica.ghtml.

 

Se de um lado devemos ter mais interlocução, de outro ainda temos obstáculos a superar, como a questão do orçamento. A melhor interlocução deveria também ajudar nesta frente: https://valor.globo.com/politica/noticia/2021/03/29/impasse-orcamentario-abre-guerra-entre-congresso-e-guedes-pode-sobrar-para-bolsonaro.ghtml.

 

*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?