Daily News – Juros, Juros e Juros...

Estamos iniciando mais uma semana em que a abertura das taxas de juros no mundo desenvolvido está ditando a dinâmica dos mercados, e levando a uma pressão negativa nas bolsas, mas, em especial, nos “long durations assets”, com a Nasdaq.

 

Nesta manhã, as taxas de 10 anos das Treasuries atingem 1,6% e a Nasdaq cai cerca de 2% neste momento:



 

Comentei bastante sobre essa possibilidade no podcast dessa semana, divulgado ontem: https://anchor.fm/tag-investimentos/episodes/07032021---Cenrio--por-Dan-Kawa-TAG-Investimentos-erthon.

 

Na China, a noite já havia sido mais negativa para as bolsas do país, que após uma rodada bastante positiva desde o auge da pandemia no ano passado, agora testam níveis técnica importantes:



No campo econômico, a semana passada nos trouxe dados mais brandos de PMI´s na China. No final de semana, contudo, os dados de exportações e importações indicaram ainda um bom momentum da economia:





Vale ressaltar que o auge da pandemia no ano passado no país levou a uma base fraca e a fortes altas na comparação interanual destes números. De qualquer forma, o sinal de uma economia ainda saudável.

 

Este ambiente de aumento de taxa de juros e correção das bolsas na China levou a uma forte retirada de recursos do principal ETF de bolsas emergentes na semana passada:


 

Na onda da correção dos “long duration assets”, o SPACs mostram uma correção mais acentuada do que a média do mercado nos últimos dias:



Este pano de fundo ocorre em um ambiente em que o mercado ainda se mostra bastante alocado e otimista, com quadro técnico não muito saudável:



*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional.

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?