Daily News – Brasil: Juros, Pandemia e Vacinas.

Após uma quinta-feira de dinâmica positiva para os mercados locais, estamos abrindo o último dia da semana em tom positivo. Destaque para a recuperação dos índices de bolsa da Chin, que lideraram as altas na Ásia hoje após uma semana negativa.

 

No Brasil, ontem, o IPCA-15 ficou dentro das expectativas do mercado e não trouxe informações novas adicionais. A inflação de curto-prazo segue (e seguirá) pressionada até, pelo menos, meados do ano, com um nível de espalhamento maior mostrado pelos núcleos e pelos índices de difusão:



O Relatório de Inflação divulgado pelo BCB trouxe poucas novidades relevantes em relação a Ata do Copom. Na entrevista coletiva, contudo, o BCB optou por sinalizar que não está tão otimista com a atividade econômica como havia ficada a impressão na Ata.

 

Além disso, deixaram claro que esperam uma normalização parcial da Taxa Selic, o que acabou ajudando a dar algum alívio à curva de juros.

 

Em relação a precificação da curva, comentei sobre isso ontem, antes mesmo da entrevista coletiva do BCB. Reforço a minha mensagem aqui: https://twitter.com/DanKawa2/status/1375083923663904769?s=20.

 

No que tange a pandemia, há sinais incipientes de alguma inversão na curva de casos em alguns estados (Sul) e localidades específicas. Pode ser o começo da melhora deste ciclo do vírus, mas ainda é muito cedo para termos essa conclusão:



Ao mesmo tempo, o processo de vacinação segue ganhando tração:



No cenário internacional, a semana foi de fluxo mais positivo para ativos de renda fixa de países emergentes, o que também ajuda a classe no Brasil:


 

Na Alemanha, o IFO, um dos indicadores de confiança mais importantes do país, apresentou recuperação, confirmando a tese de que superada a pandemia poderemos ter uma recuperação mais robusta e sustentada do crescimento:



*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional.

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Por que o Ibovespa sobe tanto hoje?