Daily News – Rotação, PEC e Pandemia.

As bolsas globais estão amanhecendo em tom de realização de lucros, com leve dólar forte no mundo. As taxas de juros operam em estabilidade. Ontem foi mais um dia de alta de taxas de juros no mundo desenvolvido, com pressão negativa nos “duration assets” como a Nasdaq.

 

Eu vou parecer uma “vitrola quebrada” esses dias (que  repete a mesma coisa várias vezes), mas estamos diante de uma grande rotação de portfólios globais, que fica aparente no desempenho este mês de algumas classes específicas da bolsa dos EUA:



Neste ambiente a Nasdaq, talvez a maior favorecida pelos juros baixos na última década, se encontra em ponto técnica relevante:



No Brasil, após vários rumores, a PEC Emergencial foi encaminhada ao Congresso e votada em primeiro turno no Senado. Os piores cenários foram descartados e a PEC, no fim das contas, parece relativamente coerente. Isso deveria trazer algum alívio ao cenário local, pelo menos no curto-prazo: https://valor.globo.com/politica/noticia/2021/03/03/senado-rejeita-fatiamento-da-pec-emergencial.ghtml.

 

Já falei aqui que vejo o Brasil como um pêndulo. As vezes o pêndulo vai na direção da Argentina. As vezes na direção da Suíça. Na maior parte das vezes, nunca “rompe” para nenhum desses lados e sempre encontramos o meio do caminho.

 

Nos últimos dias, parecíamos estar caminhando para um cenário mais turbulento e negativo, mas parece estarmos voltando ao “meio termo”. Ainda estamos longe de um cenário ideal, mas “a cauda” negativa parece ter sido afastada, por ora.

 

Sobre a pandemia no país, o que está acontecendo no país era previsível. Não sei se era inevitável. Poderia ter sido mais bem conduzido, administrado e suavizado. Óbvio que houve incompetência do Estado e da sociedade. Os próximos dias serão trágicos. O caminho será triste e tortuoso.

 

Olhando o que ocorreu nos EUA e na Europa, vimos situações semelhantes. Cada país com a sua intensidade e magnitude. Cada um lidou de uma forma. “Lockdowns” na Europa, medidas mais dispersas nos EUA.

 

O que vemos hoje é um arrefecimento da pandemia nessas regiões. Pelo próprio ciclo do vírus, pelas medidas de restrição, pelo processo de vacinação. Todo esforço é válido e necessário, neste momento.

 

Minha mensagem é de esperança de que dias melhores virão. Outros países passaram pelo o que estamos passando e começam a superar a pandemia, mas não sem enormes sequelas.

 

Na Europa, a taxa de desemprego apresentou recuo, enquanto as vendas no varejo de janeiro apresentaram queda acentuada e acima das expectativas. O número reflete um passado de auge da pandemia e “lockdowns” e deve ser superado no futuro próximo:





*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional. 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?