Daily News – Brasil: Entre Encontros e Desencontros.

Os ativos de risco estão operando de lado após uma segunda-feira no geral positiva para os mercados. A noite foi de recuperação dos índices de bolsa da China.

 

Os mercados continuam oscilando, de um lado, entre o otimismo da recuperação econômica e dos sinais de controle estrutural da pandemia em algumas economias desenvolvidas, em um ambiente de enorme liquidez monetária e fiscal, porém com uma inflação corrente ainda baixa.

 

O Fed continua com mensagem extremamente dovish, o que é um enorme pilar de sustentação aos ativos de risco:



De outro lado, cresce o receio em torno de um potencial superaquecimento econômico, com excesso de liquidez monetária, novos pacotes fiscais ao mesmo tempo em que há esperanças de um “boom” econômico com a normalização social do mundo pós pandemia. Isso levaria a juros mais elevados e menos liquidez, afetando os ativos mais dependentes da liquidez global.

 

Isso tem levado os Hedge Funds a vender posições em Treasury e apostar em alta das taxas de juros:



Devemos continuar oscilando entre estes dois extremos. No curto-prazo, vemos movimentos relevantes “por debaixo da superfície” com grandes diferenças de performance entre setores econômicos na bolsa e, no geral, pressão sobre os ativos de renda fixa e crédito no geral.

 

No Brasil, crescem as apostas de uma alta de 75bps na reunião do Copom de amanhã. Dei uma pequena contribuição Valor Econômico sobre isso ontem: https://valor.globo.com/financas/noticia/2021/03/15/juros-curtos-fecham-em-alta-e-longos-recuam-espera-do-copom.ghtml.

 

O país acorda também com um novo Ministro da Saúde, mas ainda sem sinais de que a postura em relação a pandemia irá mudar radicalmente: https://valor.globo.com/politica/noticia/2021/03/15/medico-marcelo-queiroga-aceita-convite-de-bolsonaro-para-ser-ministro-da-saude-dizem-fontes.ghtml.

 

Tentando recuperar o tempo perdido, o país fecha acordos para compra de novos lotes das vacinas: https://valor.globo.com/brasil/noticia/2021/03/15/pazuello-diz-ter-concluido-contratos-para-obter-138-milhoes-de-doses-de-pfizer-e-janssen.ghtml.

 

De forma geral, ainda não há consenso de como endereçar estruturalmente o problema da pandemia no país: https://valor.globo.com/politica/noticia/2021/03/15/nao-me-parece-racional-um-lockdown-absoluto-no-pais-diz-presidente-do-senado.ghtml.

 

Voltando o cenário internacional, a China parece ter retornado a sua velocidade de cruzeiro de 6% de crescimento. Alguns dizem que, a partir de agora, poderemos ver o país “pisar no freio” e reduzir sua demanda por commodities. A conferir:



A posição técnica do mercado continua sendo na direção de otimismo, segunda pesquisa da BofA:




*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional. 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?