Daily News – Tech Rules! Until...?

Após uma segunda-feira de otimismo (já comentada aqui: https://mercadosglobais.blogspot.com/2020/07/daily-news-risk-on.html) estamos amanhecendo hoje em tom de pessimismo, ou ”risk-off”.

 

De qualquer forma, os ativos de risco continuam dentro de suas grandes “bandas” recentes, sem apresentar, por ora, qualquer sinal claro de rompimento. No S&P500, essa banda tem sido entre 2.900 e 3.200 pontos. No Ibovespa, essa banda tem sido de 93.000 com 100.000 pontos.

 

Acho interessante colocar em perspectiva o que aconteceu com o mercado americano ao longo destes “pós março”, com seus índices de bolsa sendo catapultados pelo setor de tecnologia. Veja a que ponto chegamos:




Por mais que eu gosto do tema e acredite nele de maneira estrutural, tudo no mercado é uma questão de “valuation” e “risco x retorno”. Os preços atuais começam a me parecer um pouco “esticados” nessa frente.

 

Além disso, vemos que outros setores da economia não estão tendo a mesma dinâmica positiva do setor de tecnologia, o que aponta para uma recuperação econômica muito mais desafiadora, conforme tenho reportado neste fórum diariamente:

 


No Brasil, os ativos locais continuam seguindo a dinâmica externa. Entrevista de Roberto Campos Neto (RCN) na noite de ontem – presidente do BCB – trouxe uma luz em torno de sua visão. RCN se mostrou mais otimistas com a recuperação econômica.

 

De fato, os dados de arrecadação e atividade estão mostrando uma recuperação em forma de “V” no Brasil (e no mundo). Eu, particularmente, continuo mais cético em relação a sustentabilidade dessa recuperação.

 

Acredito que essa primeira fase da retomada seja em “V”, pela demanda reprimida e pelas características dessa crise, mas as próximas fases deverão se mostrar muito mais erráticas, heterogêneas e desafiadores do que está “primeira pernada” de alta.

 

Na Alemanha, a produção industrial de maio ficou aquém do esperado, com alta de “apenas” cerca de 7% no mês:

 


A Comissão Europeia revisou para baixo sua expectativa de PIB para a região este ano:

 

Aqui, segue um comentário interessante sobre uma possível vacina para o Covid-19: https://twitter.com/ASlavitt/status/1280283199445311488.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?