Daily News – Ainda sem direção.

Os ativos de risco estão abrindo em tom negativo, dando sequência ao movimento verificado ontem. De qualquer forma, no geral, os mercados continuam respeitando suas “bandas” recentes, sem grandes sinais de “rompimento” ou grandes tendências nos principais índices de bolsa e/ou ativos de risco.

 

Contudo, volto a reforçar, como já fiz no início da semana (aqui: https://mercadosglobais.blogspot.com/2020/07/daily-news-tech-rules-until.html e aqui https://mercadosglobais.blogspot.com/2020/07/daily-news-risk-on-veja-bem.html) existem claras divergências de performance “debaixo da superfície” dos índices, como podemos ver abaixo:

 


O principal tema do momento é o aumento do número de casos de contaminados nos EUA:

 

Que começa a ser seguido por um aumento do número de fatalidades:

 

Levando muitos estados a uma situação em que a reabertura econômica deveria ser revertida: For the first time (iirc) not a single state meets all 4 of the recommended gating criteria And 7 now fail to meet any

 

Se isso ocorrer, e reforço que não sei se haverá força política para um novo “fechamento” da economia dos EUA, seria extremamente negativo para os mercados. Acredito que haja espaço para a tentativa de controle do vírus de maneira mais pontual e localizada, mas de fato a situação começa a mostrar deterioração nas última semanas.

 

A semana foi mais positiva para o fluxo para ativos dedicados Emergentes:

 


Enquanto observamos uma recuperação expressiva da produção industrial da Europa:

 


Continuamos em um cenário de baixa visibilidade, sem tendência clara, no curto-prazo. Continuo sendo favorável a portfólios balanceados, com gestores ativos, um caixa maior do que a média (para se apropriar de potenciais oportunidades táticas) e uma postura de utilização mais ativa de proteções/hedges.

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Por que o Ibovespa sobe tanto hoje?