Daily News – Preocupações e Desabafos.

Eu tenho ficado a cada dia mais preocupado com a situação da economia real, no Brasil e no mundo, diante do alongamento da pandemia e suas consequências econômicas. Quando (e se) isso irá afetar preços de mercado vamos deixar para uma outra discussão.

 

Vamos tentar aqui sair um pouco de Wall Street – onde o Fed já é o segundo maior detentor de ETF´s de renda fixa nos EUA – sair um pouco da Faria Lima e do Leblon – onde ações de empresas de tecnologia se destacam com expectativas de crescimento e múltiplos nas alturas.

 

O pequeno e médio empresário morre a cada dia que perdura a pandemia, o dinheiro não chega na ponta final. O trabalhador desempregado ficará sem recursos uma vez terminada a rede de proteção social. Os empregos não voltarão na mesma magnitude e velocidade com que foram embora.

 

Meu intuito aqui não é apontar dedos para culpados. A pandemia é um evento “natural” (ou talvez “sobrenatural”) que pegou a todos desprevenidos e despreparados para uma nova ordem mundial.

 

Minha ideia é apenas alterar para os enormes desafios que temos pela frente, como país e como sociedade, diante de um evento ainda pouco conhecido e que quanto mais tempo persistir, mais impactos estruturais negativos terá sobre a economia e, consequentemente, sobre os mercados.

 

Não se enganem com os dados econômicos, que muitas vezes podem encobrir situações muito mais dramáticas, como é o caso dos dados de emprego no Brasil que vemos abaixo. Não se enganem com os preços das ações, que refletem um universo muito menor e mais robusto do que a média da economia.

 

No Brasil, os dados de emprego mostram uma deterioração evidente do mercado de trabalho:



O quadro fiscal confirma a piora nas contas públicas locais:


 

Na China, o Caixin PMI apresentou recuperação adicional em junho, como já havia apontado o PMI oficial do país no começo da semana:


Os dados de exportação da Coreia do Sul ainda mostram um mundo om crescimento negativo, a despeito da recuperação recente:


As vendas no varejo de maio na Europa apresentaram forte recuperação, de maneira geral refletindo uma demanda reprimida uma vez reaberta a economia da região:

 

Na Alemanha, vemos uma deterioração mais evidente do emprego:



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?