Daily News – Risk-on? Veja bem...

Os ativos de risco estão operando próximos a estabilidade essa manhã. Neste momento, com leve viés negativo. De qualquer forma, não há muitas novidades no cenário, e nem mesmo na dinâmica dos mercados. As “bandas” recentes que tanto tenho apontando neste fórum continuam a ser respeitadas:

 


Contudo, vale aqui um alerta. Os principais índices de bolsa do mundo se apresentam em níveis historicamente elevados. Contudo, suas composições escondem uma dinâmica muito mais heterogênea quando fazemos uma análise mais profunda do mercado e das classes de ativo globais.

 

Vejam como o S&P “equal weight” já apresenta queda de cerca de 10% no último mês:

 


Observem como o Ouro faz nova máxima histórica:

 



Olhem como os Bunds, títulos públicos da Alemanha, voltaram a patamar negativo:

 


E como as expectativas de resultados (“earnings”) seguem desafiadores:

 


Em linhas gerais, esses dados mostram que o mercado não está ignorando o cenário que descrevo neste fórum todos os dias. Isso é passada a primeira fase da recuperação, cujo formato parece ser em “V”, os desafios à frente são grandes.

 

Podemos esperar uma recuperação muito mais heterogênea, instável e desafiadora nos próximos meses, com uma grande diferenciação entre setores da economia e regiões do mundo. O mercado começa a fazer esta distinção de maneira mais clara.

 

Hoje tivemos ainda o anúncio de um dos “eventos de crédito”, ou “default”, de um dos maiores e mais importantes grupos do setor imobiliário da China:

 

Tahoe Group's non-payment of bonds seems to be the largest for a Chinese developer since Kaisa's 2015 default. The industry has become far more reliant on pre-sales since then. Tahoe's crisis will offer some big insights into how these issues are resolved.

 


Vale lembrar que a relação entre EUA e China segue tensa, podendo gerar ruídos de curto-prazo, especialmente com a aproximação das eleições presidenciais nos EUA, com clara perda de “momentum” de Trump nas pesquisas recentes.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?