Daily News – Feriado, Pandemia e Crescimento.

Hoje é feriado os EUA, o que manterá a liquidez mais baixa e pode vir a exacerbar movimentos pontuais. Por ora, seguimos respeitando as “bandas” recentes, sem sinais de “rompimento” ou novas tendências.

 

Nos últimos dias, continuo observando uma piora no número de casos de Covid em importantes cidades e estados dos EUA. Há sinais incipientes de maturação do sistema de saúde em certas cidades do país. O mesmo acontece no Brasil.

 

Neste momento, o mercado parece pouco atento, ou preocupado, com este tipo de dinâmica. Entendo os argumentos da liquidez global abundante e de que este será o “novo normal” daqui para a frente.

 

Confesso que não tenho certeza se o mercado irá reagir negativamente a este tipo de situação. Por ora, mantenho minha visão de que iremos respeitar as “bandas” recentes que tanto tenho comentado. Me parece estarmos na “banda” de cima deste “range” no caso das bolsas globais (Exemplo: 2.950-3.200 no caso do S&P500).

 

Contudo, tenho certa convicção que caso a pandemia não seja endereçada estruturalmente (vacina, protocolo de tratamento, prevenção), teremos uma nova fase de acomodação ou desaceleração do crescimento, tornando a recuperação econômica global mais errática e desafiadora, mesmo que “lockdowns” ou quarentenas não sejam adotadas de forma ampla.

 

No Brasil, ontem, vimos uma alta de 7% no mês de maio na produção industrial. A despeito da alta “rápida e acentuada”, vemos que a base ainda é fraca e estamos muito longe do que o nível anterior a crise:

 



Nos EUA, os dados de emprego apresentaram uma saudável criação de postos de trabalho e queda na taxa de desemprego. Contudo, também estamos ainda em patamar muito abaixo do que era antes da pandemia:





A consultoria BCA conseguiu traduzir de maneira simples um dos pontos que tenho tentado passar aqui. Não é que eu esteja negativo, apenas cauteloso, quando olho risco/retorno de alguns ativos.

 

Dada as incertezas do cenário, o “Equity Risk Premium” parece baixo:

 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?