Daily News – Realização de Lucros. Agenda carregada.

Depois de uma quarta-feira de otimismo, os ativos de risco estão apresentando realização de lucros neste momento, liderados por quedas razoáveis das bolsas da Europa.

 

Eurostoxx50:


Ontem, nos EUA, o Fed manteve sua política monetária estável e sinalizou para a manutenção de uma postura agressiva de suporte à economia. A decisão, em grande parte, era esperada pelo mercado.

 


Hoje teremos um dia de agenda bastante agitada de resultados corporativos nos EUA, especialmente após o fechamento do mercado, com empresas como Facebook, Alphabet e Amazon divulgando seus números.

 

No tocante a pandemia, de um lado temos sinais de deterioração – pontual e localizada – da curva de contágio, por outro lado continuamos a observar o avanço nos testes de diversas vacinas ao redor do mundo.

 

Vejam Hong Kong (apenas a título de exemplo), uma região pequena e que já havia controlado o vírus em abril/maio como está vendo um novo “platô” da doença:

 


O que tenho observado nos últimos dias, é um “range” bem mais estreito onde os mercados estão operando. Pegando o S&P500 como exemplo, estamos “estacionados” entre 3.200 e 3.250 pontos. Não acredito que está “banda” tão estreita irá perdurar por tanto tempo e diante de tantos resultados. Espero um rompimento, ainda não sei para que lado, nos próximos dias.

 

Para quem não teve ainda a oportunidade de ler meu artigo ao E-Investidor ontem, segue o link: https://einvestidor.estadao.com.br/coluna/dan-kawa/os-desafios-dos-juros-baixos-para-o-investidor/.

 

Em junho a Europa ainda sentiu os efeitos da pandemia, com sua taxa de desemprego atingindo 7,8%:

 


Na Alemanha, o PIB do segundo trimestre mostrou forte deterioração, abaixo das expectativas do mercado:

 


Nos últimos meses, já vimos sinais de recuperação da economia da Europa, no que tenho chamado de segunda fase deste mini ciclo econômico. Reforço que, na minha visão, estamos entrando na terceira fase deste mini ciclo econômico, onde a recuperação será mais errática e heterogênea entre setores da economia e regiões do mundo.

 

O movimento que está ocorrendo nas taxas de juros dos países desenvolvidos, especialmente nos EUA, é digno de nota e precisa ser monitorado. Não acredito que este tipo de movimento esteja sinalizando algo de positivo, muito pelo contrário.

 

Na minha experiência, “the bond market is always right!”, especialmente no tocante ao cenário econômico:


Treasury 5 anos:


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?