Daily News – Brasil: Reforma Tributária

Em uma noite de poucas novidades, os ativos de risco estão operando com viés levemente positivo, após pequena realização de lucros ontem.

 

No Brasil, o debate tem ficado em torno da Reforma Tributária. Segundo análise da XP Investimentos, sobre tributação de dividendos:

 


Já no tocante ao imposto sobre transações eletrônicas, via BGC, do estrategista Juliano Ferreira:

 

Valor e Estadão reportam que o Governo espera arrecadar 120bi com a contribuição sobre transações eletrônicas com alíquota de 0.2%, e que esse montante seria suficiente para promover desoneração da folha de pgto, elevar limite de isenção do IRPF e outras alterações pretendidas pelo Governo na Ref Tributária.

 

No geral, acredito que ainda temos um longo caminho de debates até o destino desta reforma. A estratégia de iniciar o processo com um passo inicial mais tímido, apenas unificando PIS e Cofins em um imposto único, pode ter sido uma jogada estratégica para que o debate caminhe de maneira mais fluida, pelo menos neste início.

 

Ontem, nos EUA, vimos uma queda do Consumer Confidence. O número está em linha com a minha tese de que a recuperação econômica será mais errática e heterogênea entre regiões do mundo e setores da economia de agora em diante:

 




Além disso, o número ainda elevado de casos de Covid no país dificultam um retorno ao “normal” da economia e acabam por atrasar a recuperação.

 

Na Europa, começamos a observar novos casos de contaminação, o que de certa forma era esperado uma vez reaberta as economias. Precisamos entender o quão espalhado isso será e os efeitos sobre a atividade econômica:

 



A agenda de resultados corporativos segue agitada ao redor do mundo, com enormes diferenças de performance das ações após a divulgação. O destaque dessa manhã ficou para uma perda bilionária do Santander, que está levando a uma queda expressiva de suas ações:

 


Sempre que há uma queda expressiva de ações bancárias um alerta precisa ser levantado, dado que os bancos são o “pulmão” da economia global.

 

Por fim, algum foco está sendo dado para a depreciação recente da Lira (TRY) na Turquia. Não é de hoje que o país apresenta problemas econômicos estruturais e ruídos políticos. Precisamos observar para entender se este movimento irá “vazar” para outros ativos emergentes:

 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?